Quem sou eu

15 de maio de 2013

Mutirão de combate à dengue neste sábado no bairro Nova Liberdade


Uma das medidas de combate à dengue adotadas pela prefeitura de Resende é a realização de mutirões, toda a semana, com o objetivo de recolher material que acumula água parada. Neste sábado, dia 18, Nova Liberdade será o bairro beneficiado com os trabalhos, que acontecem das 8h às 13h.


A superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, reforçou o pedido para que os moradores não coloquem entulhos nas calçadas, como restos de obras, o que prejudica o foco do mutirão, que é a retirada de depósitos que acumulam água parada.


Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, vão recolher esse material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, além de orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. No sábado, o carro "fumacê" também vai percorrer as ruas do bairro.


Em 2013, já foram recolhidos mais de 200 caminhões de entulhos nos 12 mutirões, que atenderam os bairros Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota, Paraíso, Morada do Contorno, Liberdade, Itapuca, Cabral, Nova Alegria, Novo Surubi, Vila Alegria e Castelo Branco.


Na próxima semana, de 20 a 24 de maio, a prefeitura realiza também o LiraA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti). Na última verificação, feita em março, o índice de Resende foi de 2,3%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde. O nível aceitável é de, no máximo, 1%.


No entanto, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rafael de Carvalho, afirma que a expectativa é de que o índice tenha diminuído.


- Com a queda na temperatura e os trabalhos dos mutirões, esperamos a redução no número de larvas encontradas durante as inspeções dos vigilantes - adiantou o coordenador.


A Secretaria Municipal de Saúde também já vem registrando uma queda no número de notificações de casos suspeitos de dengue. Em março, esse número foi de 728 notificações, caindo para 713 em abril. Em maio, até o dia 14, foram notificados em Resende 78 casos com suspeita da doença.


De acordo com o último balanço divulgado pela secretaria, até o dia 14 de maio, foram confirmados no município 385 casos de dengue, sendo que 600 notificações ainda aguardam resultado de exame. O relatório mostra ainda que o Paraíso lidera o número de casos confirmados, com 91; seguido da Liberdade, com 36, e Cidade Alegria, com 20. Até o momento, o bairro Nova Liberdade teve 12 casos confirmados da doença.


O calendário dos mutirões de combate à dengue está sendo definido semanalmente, com base no número de notificações e no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, verificado no trabalho de inspeção dos vigilantes do CCZ.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário