Quem sou eu

9 de maio de 2013

Mutirão de Combate à Dengue neste sábado acontece no Bairro Castelo Branco


O Castelo Branco será o bairro beneficiado neste sábado, dia 11 de maio, com o mutirão de combate à dengue. A equipe da Prefeitura estará no local, das 8h às 13h, com o objetivo de recolher material que acumula água parada.


No entanto, a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, reforça o pedido para que os moradores não coloquem entulhos nas calçadas, como restos de obras. "Isso prejudica a retirada de depósitos que acumulam água, que é o foco do mutirão", destacou.


Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, vão recolher esse material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, além de orientar os moradores sobre as medidas de prevenção. No sábado, o carro "fumacê" também vai percorrer as ruas do bairro.


Só o último mutirão, realizado no bairro Vila Alegria, no dia 4, retirou cerca de 20 caminhões de entulho. Durante os 11 mutirões realizados em 2013, já foram recolhidos mais de 200 caminhões no total. Os bairros também atendidos foram: Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota, Paraíso, Morada do Contorno, Liberdade e Nova Liberdade, Itapuca, Cabral, Nova Alegria e Novo Surubi.


De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 7 de maio, foram confirmados no município 332 casos de dengue, sendo que 595 notificações ainda aguardam resultado de exame. O Paraíso lidera o número de casos confirmados, com 78; seguido da Liberdade, com 34, e Cidade Alegria, com 19. Até o momento, o bairro Castelo Branco teve cinco casos confirmados da doença.


Diante do aumento no número de casos notificados, o calendário do mutirão está sendo definido semanalmente pela Secretaria de Saúde, com base nas notificações e no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, verificado no trabalho de inspeção dos vigilantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).


Ações educativas - A Secretaria de Saúde realiza também palestras e atividades educativas sobre o combate à dengue em escolas, empresas e associações de moradores.


No dia 24 de maio, alunos e professores da Escola Municipal Dona Mariúcha (Santo Amaro) farão uma Caminhada Contra a Dengue pela ruas do bairro, com orientações sobre as medidas de prevenção à doença. As atividades serão realizadas pela manhã, a partir das 8h, e à tarde, às 13h30.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário