Quem sou eu

7 de maio de 2013

Espaço Z estará aberto neste sábado para visitação à mostra Agbara Orixás


O Espaço Z estará aberto neste sábado, dia 11 de maio, das 10h às 14h, para o público interessado em prestigiar a exposição 'Agbara Orixás', do artista Sidiney Rocha. A entrada é franca.


Promovida pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, em parceria com a UERJ, a mostra reúne indumentária de 15 orixás, promovendo um encontro entre as culturas africanas e explorando cores, formas, detalhes e atributos.


Segundo o Departamento Cultural da Universidade, a exposição não tem nenhuma intenção religiosa e pretende provocar um encontro com um capítulo da história do Brasil por meio da estética, de formas plásticas e da arte, escrito pelas mulheres africanas.


A mostra retrata um período da história do Brasil que culminou com a junção de elementos africanos e brasileiros. Naquele momento, negros de diversas etnias eram trazidos ao Brasil para servirem como escravos, e com eles vieram suas crenças, costumes e tradições que, adaptados ao novo contexto, sobreviveram e hoje exercem presença no cenário cultural do Brasil.


A exposição faz parte do projeto de itinerância de mostras, realizado pelo Departamento Cultural da Sub-Reitoria da UERJ, com o objetivo de fortalecer a atuação da instituição em cidades do interior do estado. Ela já passou pela Galeria Candido Portinari, no campus Maracanã da UERJ, em 2012, e chegou a Resende em 17 de abril deste ano.


O último dia para conferir a exposição será a próxima segunda-feira, dia 13, quando a mostra estará disponível das 9h às 17h no Espaço Z.


Sobre o artista - Através da representação dos orixás por meio de seus figurinos, Sidiney Rocha aplicou seus conhecimentos de estilismo, desenho de estamparia e educação artística, adquiridos no curso de Estilismo em Confecção Industrial realizado no SENAI. O artista, que já atuou como carnavalesco em diversas escolas de samba cariocas, como Estrelinha da Mocidade Independente de Padre Miguel (2007 e 2006) e Unidos de Padre Miguel (2002), é formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em História da Arte, pela Uerj; e em Belas Artes, com ênfase na indumentária, pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário