Quem sou eu

1 de fevereiro de 2012

Hemonúcleo sofre queda de captação de 30%



Maioria dos doadores é formada pelo público masculino

O Hemonúcleo de Barra Mansa sofreu queda no estoque de 30% no mês de janeiro. Segundo o assessor técnico do Hemonúcleo, Flávio Marcos Simões, essa situação é em consequência das épocas de férias e festas de final de ano. Ainda segundo ele, a maioria dos doadores é formada por homens, que correspondem a 70% no total de doações.

De acordo com Flávio, é importante ressaltar alguns aspectos em relação à doação, como a questão de todo material ser descartável e não oferecer nenhum risco à saúde do doador. Antes da coleta, o doador passa por uma análise médica e um pré-exame de sangue que detecta se está apto a realizar a doação. Nesse procedimento são analisados quadros de anemia, hepatite, hipertensão, uso contínuo de medicamentos e os requisitos básicos para doação são: ter idade entre18 a65 anos e peso acima de 50 quilos.

“Os doadores que chegam ao Hemonúcleo passam por uma triagem, são avaliados por um médico e informados sobre o procedimento de doação de sangue que, ainda hoje, envolve muitos mitos como, por exemplo, o de que mulheres não podem doar por causa do ciclo menstrual. Outro esclarecimento é com relação a quantidade de sangue coletada, que pode ir de350 a450 ml, o que, no entanto, não prejudica em nada o organismo do doador que, após a coleta, é hidratado com um lanche”, disse.

O prefeito Zé Renato lembra que a prefeitura realiza diversas campanhas para que as pessoas se sensibilizem com a ação. “Buscamos sempre conscientizar as pessoas e convidá-las a praticar este ato de solidariedade doando sangue. A população de Barra Mansa sempre colabora conosco e temos certeza de que nessa situação, com essa queda no mês de janeiro, não será diferente. Os interessados em fazer a doação podem procurar e confiar nas nossas equipes. Sem dúvida, vocês contribuirão com a saúde e a vida de muitas pessoas – destacou o prefeito.

Não é necessário que os doadores estejam de jejum para doar sangue. Os homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses. O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Telefone: (24) 3322-8430. Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário