Quem sou eu

16 de fevereiro de 2012

SMS desenvolve campanha de prevenção às DSTs e AIDS no Carnaval

Ações envolvem a distribuição de preservativos e de material educativo
sobre prevenção


“Seja qual for a fantasia use camisinha” é o slogan da campanha de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e da AIDS desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS) no Carnaval 2012. As ações que fazem parte da campanha envolvem a distribuição, na semana que antecede a grande festa popular, de preservativos e de materiais educativos sobre prevenção pelas unidades de saúde das redes da Atenção Básica (UBS e UBSF) e de Urgência e Emergência, também no decorrer dos bailes carnavalescos, realizados na Ilha São João.

“A nossa proposta é dispensar, no período do carnaval, um quantitativo em torno de mais de 60 mil preservativos”, informou a secretária municipal de Saúde, Suely Pinto, esclarecendo que essa ação de prevenção às DSTs e AIDS faz parte da rotina das Unidades de Saúde das Redes de Atenção Básica (UBS e UBSF) e da Urgência e Emergência do município. “Essa ação de descentralização promoveu maior acesso da comunidade à oferta de preservativos e às orientações educativas para a prática de sexo seguro”, acrescentou.

O objetivo da campanha no Carnaval é alertar todas as pessoas sexualmente ativas para a necessidade de prevenção, uma vez que não existe uma cultura do uso de preservativos em todas as relações sexuais, inclusive nas estáveis, com parcerias fixas. “Vale lembrar que vivenciamos, no caso da AIDS, uma epidemia e que todos estão vulneráveis a ela”, diz a coordenadora do programa DST/AIDS de Volta Redonda, a enfermeira Sandra Coutinho, ressaltando que no município a doença segue a tendência nacional que é a feminilização, a interiorização e heterosexualização da epidemia.

Ela reforça a conduta de que no Carnaval as pessoas devem se divertir e viver a sua fantasia com muita saúde, sem esquecer o uso do preservativo por ser uma peça de fundamental importância para garantir proteção e evitar situações de risco. “O preservativo é ainda a melhor forma de se prevenir contra a contaminação pelo vírus HIV e outras doenças transmissíveis”, avaliou.

Além do acesso aos preservativos e às informações sobre prevenção, a Secretaria coloca a disposição da comunidade, principalmente dos foliões, o Disque AIDS, que é uma linha direta que funciona, gratuitamente, através do número 08000 23 0202. As pessoas que ligarem serão esclarecidas sobre as mais diversas dúvidas envolvendo a doença, sem necessidade de identificação, com o máximo de sigilo e privacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário