Quem sou eu

14 de janeiro de 2012

Resgate faz treinamento simulando acidente de trânsito











Nesta sexta-feira, dia 13, os 48 acadêmicos do 8º e 9º períodos de Medicina do Unifoa (Centro Universitário de Volta Redonda), aprovados para o Serviço de Resgate da Guarda Municipal de Volta Redonda e coordenados pelo médico Alex Monteiro, participaram de um acidente simulado, envolvendo um carro e uma moto e três feridos, no interior da Ilha São João. Dois atores fizeram os papeis de feridos e uma estudante foi a terceira pessoa ‘machucada’ no acidente.
De acordo com o coordenador Alex Monteiro, “mesmo sendo lúdico, o treinamento serve para eles vivenciarem a adrenalina de um atendimento e para apontar pequenos detalhes, que são importantes em um salvamento”, explicou ele, que o tempo todo fica falando com os acadêmicos enquanto estão realizando o “salvamento” dos feridos.


Entre os detalhes mencionados pelo coordenador está o uso dos equipamentos de proteção dos próprios socorristas, como luvas e máscaras que, “na hora da correria alguns até esquecem”, disse o médico. “Sem contar que nenhum deles se lembra de pedir para desligar a sirene da ambulância, tornando o atendimento ainda mais tenso”, ressaltou.


Ao término de cada atendimento, seis acadêmicos (três em cada ambulância) escutam atentamente os comentários do coordenador que aponta os acerto e os erros, como por exemplo o esquecimento de algum material por parte dos socorristas.


Segundo Alex Monteiro, “os acadêmicos fazem 70 horas de treinamento, antes de iniciarem os atendimentos, sendo que esta parte (do acidente simulado) é uma das mais importantes porque eles prestam o socorro como se estivessem na rua atendendo a um acidente de verdade. Tudo é revisto após os socorros prestados, onde são avaliadas todas as decisões tomadas por eles e apontados os erros e acertos”, disse.


Esta é a 11ª turma do Serviço de Resgate da GMVR, que conta com um coordenador, oito motoristas, um socorrista e 48 acadêmicos. Mais fotos e notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário