Quem sou eu

29 de janeiro de 2012

Barra Mansa dobra recolhimento de pneus

A prefeitura de Barra Mansa está intensificando a orientação sobre a destinação correta de pneus, através do projeto EcoPneu, que visa retirar o material do meio ambiente e também orientar proprietários de estabelecimentos do setor de borracharia quanto à destinação correta dos pneus. Em 2010, eram recolhidos cerca de 4 mil pneus por mês. Em 2011, esse número aumentou, chegando a cerca de 9 mil unidades mensais e a intenção da conscientização é aumentar ainda mais o recolhimento.

Cerca de 80% do material tem como destino a reciclagem industrial, segundo o coordenador de Meio Ambiente, Silvio Daniel. "80% dos pneus recolhidos têm como destino a reciclagem. São usados na indústria de cimento; combustível de alto-forno industrial; uso na composição do asfalto e artesanato", ressaltou.

O coordenador explicou ainda que os responsáveis pelos estabelecimentos como borracharias e qualquer pessoa que queira dar destinação correta ao material devem descartá-lo no Ecoponto, ao lado da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Barra Mansa (Coopcat), na Avenida Presidente Kennedy, nº 3050. Posteriormente, a Reciclanip, que faz parte da Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos de São Paulo, recolhe o material para dar a destinação adequada.

De acordo com o prefeito Zé Renato, o projeto tem como base o recolhimento de pneus inservíveis, que muitas vezes são lançados em córregos e rios. "Esse projeto é uma alternativa para que retiremos 9 mil pneus por mês de ruas, córregos e rios. Além de não poluir o meio ambiente, os pneus não vão servir como foco para o mosquito da Dengue", destacou.
Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário