Quem sou eu

31 de janeiro de 2012

GMVR faz a segunda edição da Gincana do Sangue Azul



Depois do sucesso alcançado no ano passado, quando cerca de 400 doadores lotaram o estoque do Banco de Sangue do Hospital São João Batista, a Guarda Municipal de Volta Redonda está realizando a edição 2012 da Gincana do Sangue Azul, em comemoração aos 57 anos de fundação da corporação, em 9 de fevereiro.

Desta vez, com algumas alterações, como por exemplo, o período de duração da Gincana, que passou a ser de dois meses, ou seja, de 1º de fevereiro a 31 de março. “A mudança foi feita a pedido do próprio Banco de Sangue, que colocou a necessidade de suprir a carência do Carnaval, quando é preciso ter o estoque cheio, bem como durante todo o mês de março, quando geralmente a dengue manifesta-se com mais força”, afirmou o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

- Esta é uma oportunidade de todos de salvar vidas, doando sangue ao Banco de Sangue que funciona no Hospital São João Batista. Aquele que conseguir levar mais doadores e que atingir o número mínimo de 20 (doadores), estará apto a entrar na competição, para ser contemplado com um brinde, que é um aparelho de TV LCD de42 polegadas, explicou o major.

Para este ano, a gincana contará com mais participantes, que estão divididos em seis segmentos: Guarda Municipal, associações de moradores do município, Serviço de Resgate, grupos de escoteiros, Corpo de Bombeiros e entidades filantrópicas ligadas à SMAC (Secretaria Municipal de Ação Comunitária). Os segmentos competem entre si e haverá um brinde para cada um.

Em caso de empate será feito um sorteio para redefinir a situação da colocação. Será desclassificado o participante que abordar os doadores espontâneos na porta do Banco de Sangue e nas imediações do Hospital São João Batista. Haverá fiscalização sem aviso prévio, durante todo o período da gincana. Os vencedores da Gincana do Sangue Azul serão conhecidos no dia 4 de abril de 2012.

Procedimento - É preciso preencher uma filipeta, com o nome da instituição que indicou o doador; colocar a matrícula (se for o caso) e entregar para a representante da GMVR que estará no hemonúcleo e depositará a mesma numa urna. As filipetas ficarão no Banco de Sangue para evitar possíveis problemas.

Para doar é preciso levar um documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 16 e 67 anos (16 e 17 anos precisa de autorização do responsável); pesar mais de50 Kg; não ser usuário de drogas; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham situação de risco acrescido para AIDS e DST (doenças sexualmente transmissíveis); não estar grávida nem amamentando há menos de um ano; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

O Banco de Sangue do Hospital São João Batista funciona entre as 7h e 13h, de segunda a sexta-feira. Informações pelo telefone: 3339-9292. Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário