Quem sou eu

30 de março de 2015

CEI Vieira da Silva é inaugurado em Barra Mansa


O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, inaugurou na manhã desta segunda-feira, dia 30, as novas instalações do Centro de Educação Integrada (CEI) Vieira da Silva, na Rua Cristovão Leal, no Centro. A unidade é dotada de 22 salas de aulas, anfiteatro para 200 pessoas, quadra poliesportiva coberta com vestiários, dois laboratórios de Informática, um laboratório de Ciências destinado à iniciação do ensino de Robótica, refeitório e estrutura administrativa. O CEI tem capacidade para atender a 1,8 mil alunos, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite.


Além de receber os alunos da unidade - que estavam abrigados no Ciep 485, no bairro Bom Pastor - a expectativa do prefeito é utilizar o espaço para implantação do polo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, futuramente, iniciar algumas turmas de Ensino Fundamental em tempo integral. "Estamos negociando a instalação da primeira universidade pública federal do município. Mesmo diante da crise que reduziu o orçamento da UFF não vamos desistir dessa meta. Também queremos oferecer educação em tempo integral e, em um futuro próximo, começar com algumas turmas aqui no CEI, oferecendo no contraturno diversas atividades pedagógicas", explicou Jonas.


A secretária municipal de Educação, Lusia Melchiades, destacou que a inauguração do CEI é a concretização de um sonho. "Nossos alunos terão uma escola digna para estudar, em um ambiente de respeito, cidadania, amor e inclusão social. Temos convicção que através da educação mudamos as pessoas e essas mesmas pessoas são capazes de transformar o mundo para melhor", destacou a secretaria, informando que a unidade também vai abrigar 400 alunos das turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos).


A diretora do CEI, Ivete Gama, falou da emoção de inaugurar as novas instalações. "Esperamos oito anos por este novo prédio. Hoje é só alegria e festa! É um momento marcante na vida da comunidade escolar que tanto esperou por essa escola", frisou Ivete, que este ano completou 40 anos de serviços prestados à educação do município, 15 deles à frente do CEI.


A cerimônia de inauguração foi prestigiada por diversos vereadores, secretários municipais, pais, alunos, professores e funcionários da escola, além de integrantes da Maçonaria. Houve apresentação do coral de alunos da Escola Municipal Djair Machado, da Bocaininha, e da Orquestra de Jazz do projeto Música nas Escolas.


Pais comemoram inauguração da escola - As novas instalações do CEI Vieira da Silva foram aprovadas pelos pais dos estudantes. Rafaela Silva tem um filho de 10 anos matriculado na unidade e fez questão de manifestar sua satisfação. "A escola, além de muito bonita, ficou moderna. Isso é um estímulo à aprendizagem dos alunos. Isso sem contar que eles estudarão perto de casa. O Ciep do bairro Bom Pastor era distante e ainda tinha o problema da falta de segurança", comentou.


Késia de Almeida, mãe de David Cláudio, de nove anos, e de Ariane da Silva, de sete anos, avaliou que a estrutura da unidade é muito boa. "Esperamos muito com essa nova escola. Meus filhos estavam ansiosos pela mudança e tenho certeza que se sentirão mais estimulados a estudar", argumentou a mãe.


Obras paralisadas - A construção do novo CEI começou em 2010, mas as obras foram paralisadas durante um ano. Nos três anos seguintes, os serviços foram realizados com uma série de atrasos. De acordo com o subsecretário de Educação, Deyvison Silvestre, por conta disso muita coisa foi perdida. "O prédio tinha somente a estrutura básica. A obra estava completamente abandonada. O governo Jonas Marins fez todas as instalações elétricas e hidráulicas, o telhado e a quadra coberta, com recursos próprios e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Investimos cerca de R$ 2 milhões no término desta obra", concluiu.


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/16514/CEI-Vieira-da-Silva-e-inaugurado-em-Barra-Mansa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário