Quem sou eu

21 de fevereiro de 2011

Vacinação contra Brucelose Bovina começa nesta segunda-feira

Campanha começará mais cedo este ano e a expectativa é vacinar 1,2 mil animais
Teve início nesta segunda-feira, dia 21, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Brucelose Bovina de 2011. A campanha é voltada para fêmeas com idades entre 3 e 8 meses e a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural é de que 1,2 mil animais, das cerca de 225 propriedades rurais da cidade, sejam imunizados até abril, prazo previsto para o término da primeira fase da campanha. Ainda de acordo com a Secretaria, a primeira etapa começou mais cedo este ano para evitar que os feriados do Carnaval e Semana Santa interfiram no resultado da campanha. A vacinação está sendo realizada de segunda-feira a sábado, das 7 às 14 horas
A campanha de vacinação é promovida todo ano em duas etapas, nos meses de março e setembro, em parceria com a Emater-Rio, o Núcleo de Defesa Agropecuária da Seappa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento) e as Cooperativas Agropecuárias de Barra Mansa e do distrito de Nossa Senhora do Amparo. O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comenta sobre a importância dos produtores vacinarem seu rebanho, levando em consideração que essa é a melhor maneira de prevenirem a brucelose.
Brucelose - É uma doença infectocontagiosa. Entre os animais, a transmissão da doença se dá pela ingestão de pastos contaminados pelo corrimento vaginal, restos de placenta, fetos abortados e sêmen de touros infectados. No homem, a contaminação se dá através de ingestão de carne, leite cru ou mal fervido e outros produtos fabricados com leite não pasteurizado. A doença causa no ser humano febre, dor de cabeça, nevralgias, dores articulares e suores, além de infertilidade. Alguns sintomas podem ser confundidos com outras doenças, sendo o tratamento difícil, caro e nem sempre com bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário