Quem sou eu

3 de fevereiro de 2011

Campanha de combate à dengue aposta na mudança de hábitos da população

Levantamento mostra que 49% dos focos do Aedes aegypti estão nos pratos nos vasos de planta; mais de 70% dos focos estão no ambiente doméstico
O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira) realizado em Volta Redonda aponta que a maior parte dos focos do mosquito transmissor da dengue estão no ambiente doméstico. Cerca de 49% dos focos do Aedes aegypti foram encontrados nos pratinhos utilizados nos vasos de plantas, e mais de 70% do total de focos do mosquito foram encontrados no ambiente doméstico, como em tanques, poços, calhas, bebedouros de animais, entre outros.
Por isso a campanha de informação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS) – com a estratégia elaborada pelo Comitê Técnico da Dengue, da SMS - tem como principal objetivo a mudança de hábitos da população, tirando o foco do mosquito e passando para o ser humano.
O Plano de Contingência estabelecido pela SMS tem três linhas básicas de atuação: Assistência, Controle do Vetor e Mobilização Social. Para definição e monitoramento das ações que integram o Plano de Contingência, foi criado também o Comitê Técnico da Dengue, constituído por representantes de setores estratégicos da Secretaria, com reuniões semanais todas às 5ª feiras, a partir das 15h, na Policlínica da Mulher.
MEDIDAS PREVENTIVAS DE COMBATE A DENGUE
- Não deixe água acumulada sobre a laje.
- Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.
- Mantenha a caixa d’agua completamente fechada para impedir que vire criadouro do mosquito.
- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água.
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
- Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água.
- Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta, deve lavá-lo com escova, água e sabão. Fazer isso uma vez por semana.
- Remova folhas e galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.
- Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Lave principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário