Quem sou eu

8 de fevereiro de 2011

Secretaria de Saúde mobiliza comunidade no combate à dengue

Na quarta-feira (dia 9), Comitê de Mobilização Social se reúne no Espaço Saúde e Cidadania, no Estádio da Cidadania
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua mantendo de forma intensa as ações de combate a dengue. Na próxima quarta-feira (dia 9), às 14h, será realizada mais uma reunião do Comitê de Mobilização Social, para discutir medidas de controle a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti. O evento, que será no Espaço Saúde e Cidadania, no Estádio da Cidadania, no bairro Jardim Paraíba, vai contar com a presença de integrantes de órgãos municipais e de representantes da sociedade civil.
A mobilização é uma das ações estratégicas do Plano de Contingência do município, que prevê três eixos de atuação: Assistência, Controle de Vetor e Mobilização Social. Para o monitoramento dessas ações foi implantado o Comitê Técnico da Dengue, formado por representantes de setores estratégicos da SMS, que se reúnem todas às quintas-feiras, às 15h, na Policlínica da Mulher.
REALIDADE – A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Em Volta Redonda ocorreram três epidemias: em 1996, 1998 e 2002. Em 2010 foram 130 notificações e 21 casos confirmados. Em 2011, o Ministério da Saúde classifica o Rio de Janeiro como o estado com grandes possibilidades de epidemia, principalmente na região do Médio Paraíba. No início deste ano o índice de infestação chegou a 3,5%, percentual considerado de alto risco. As pesquisas – e o resultado dos levantamentos feitos pela SMS – apontam que a maior incidência de larvas do mosquito está nos vasos de plantas (49% das ocorrências), e mostram ainda que o mosquito está se adaptando, já conseguindo se reproduzir em água suja e até salobra. Por isso, a mudança de hábitos, a vigilância permanente na própria residência e na vizinhança, e a participação ativa no combate aos possíveis focos do Aedes aegypti, são imprescindíveis para se evitar a proliferação da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário