Quem sou eu

12 de junho de 2014

Bispo emérito de Itaguaí morre em acidente em Lídice


O bispo emérito dom Vital João Geraldo Wilderink, de 82 anos, morreu num acidente ocorrido no final da tarde da quarta-feira, na serra de Lídice, em Rio Claro. O veículo Toyota que ele dirigia caiu numa ribanceira na Estrada Rio das Pedras, num lugar de difícil acesso.


Dom Vital estava seguindo para Rio Claro quando ocorreu o acidente, que resultou na morte de uma das três mulheres que o acompanhavam. Ela não foi ainda identificada. Uma ex-religiosa identificada apenas como Iza, que cuidava de dom Vital, ficou ferida e está internada na Santa Casa de Barra Mansa.


A terceira acompanhante do bispo também não foi identificada, mas, de acordo com informações de padres da região, passa bem. Os corpos de dom Vital e da outra vítima foram removidos somente por volta das 2h30min desta quinta-feira, sendo levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis.


Os bombeiros tiveram muitas dificuldades para fazer o resgate porque o veículo, segundo o sargento Dias, do DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) de Lídice, o carro caiu numa ribanceira de 300 metros. O socorro só contava com 100 metros de corda para descer onde o veículo parou e precisou da ajuda de moradores das proximidades, que forneceram mais cordas.


Ordenado padre em 7 de julho de 1957, em Roma, dom Vital Wilderinck, nascido na Holanda, foi o primeiro bispo da diocese de Itaguaí, na Costa Verde do estado. Ele foi ordenado bispo em Volta Redonda por dom Waldyr Calheiros, em 13 de agosto de 1978.


No ano passado, quando do falecimento de dom Waldyr, esteve em Volta Redonda para se despedir do amigo, fazendo na missa de corpo presente um dos discursos mais emocionantes. Também na cidade do aço, ele foi bispo auxiliar entre 1978 e 1980.


Renunciou antes mesmo de completar 75 anos, idade limite para o exercício do bispado, quando decidiu viver num eremitério em Lídice.


O velório de dom Vital será realizado na Catedral de São Francisco Xavier, em Itaguaí, mas o horário e o local do sepultamento ainda não foram definidos. Foco Regional


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/13193/Bispo-emerito-de-Itaguai-morre-em-acidente-em-Lidice.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário