18 de setembro de 2013

Consórcio apresenta estatuto do gabinete de gestão integrada região


O consórcio intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense (CISEGCI), presidido pelo prefeito de Resende, José Rechuan, realizou na terça-feira, dia 17 de setembro, na Casa da Amizade, a segunda reunião do Gabinete de Gestão Integrada Regional do Médio Vale do Paraíba Fluminense (GGIR) desde sua instalação, em junho deste ano. O Gabinete é formado por representantes dos 13 municípios que integram o Consórcio e ainda pelas Polícias Federal, Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Instituto de Segurança Pública do Estado e Secretaria Nacional de Segurança Pública.


- O GGIR foi criado para promover uma integração sistêmica e multidisciplinar do PRONASCI, envolvendo os municípios, órgãos estaduais, federais e representantes da sociedade civil em torno do tema segurança pública, articulando ações de prevenção à criminalidade, atuando nas razões socioeducativas, otimizando ações de segurança pública e políticas sociais - explicou o presidente do Consórcio, José Rechuan.


Na reunião desta terça-feira foi apresentada a previa do Regimento Interno do GGIR, que poderá receber propostas de alterações por parte dos representantes que o compõem até a data de sua votação em definitivo. Outros temas discutidos na reunião foram a realização do Fórum Regional de Prevenção à Violência, que acontece no dia 22 de outubro, em Barra Mansa, quando o regimento deverá ser aprovado; e a inauguração do Centro de Prevenção às Drogas, instalado em Porto Real.


O Centro terá uma infraestrutura de apoio para atividades com equipe multidisciplinar composta por um psicólogo, um pedagogo, um antropólogo, um assistente social e um administrador, e terá como objetivo a elaboração de diagnóstico com dados estatísticos sobre os usuários e tipos diversos de drogas traficadas e consumidas na região; produção do plano regional de prevenção às drogas; e implantação de cinco polos municipais de prevenção às drogas.


O representante do Ministério da Justiça presente na reunião, Luiz Carlos Fiori, parabenizou o Consórcio pelas iniciativas concretas que já estão sendo desenvolvidas na região. Já o representante do Instituto de Segurança Pública, ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública, Pedro Augusto Teixeira, informou que trará propostas para uma efetiva participação do órgão no GGIR.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário