Quem sou eu

18 de agosto de 2014

Unidades de Saúde passam a oferecer vacina contra Hepatite A


A partir desta segunda-feira, dia 18 de agosto, todas as unidades de saúde do município passam a oferecer a vacinação contra a Hepatite A, para crianças de um ano de idade. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 95% do público-alvo.


Com essa nova vacina, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar 14 vacinas gratuitas no calendário básico de vacinação da rede pública.


Segundo a enfermeira do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde de Resende, Maria Regina de Paula, a falta de saneamento básico é a causa mais determinante para a incidência da Hepatite A, que de acordo com dados do ministério vem crescendo nos últimos tempos.


A doença, também conhecida como hepatite infecciosa, é uma doença aguda do fígado, causada pelo vírus VHA e transmitida via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou água contaminada.


Os sintomas são facilmente confundidos com outras infecções: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, falta de apetite, náuseas e vômito. A melhor forma de prevenção da doença é a vacina, além das medidas de higiene. As orientações para prevenção da doença são: disponibilização de água potável e saneamento básico, lavar bem as mãos, cozinhar bem os alimentos, entre outros.


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/13983/Unidades-de-Saude-passam-a-oferecer-vacina-contra-Hepatite-A.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário