Quem sou eu

5 de junho de 2013

Resende irá assessorar municípios na Implantação de Políticas para os Jovens


A Secretaria Municipal de Relações Comunitárias vai assessorar outros municípios da região Sul Fluminense na implantação de políticas públicas voltadas para os jovens. Isso porque o município tem uma Coordenadoria da Juventude, criada pelo prefeito José Rechuan em 2010, que desde então discute propostas e ações que atendam a este público.


Segunda a diretora de Relações Comunitárias e Cidadania, Fabíola Silva Lima, o interesse de outras cidades em conhecer a experiência de Resende surgiu durante um Fórum Regional de Juventude, realizado há cerca de dois anos, que tinha como objetivo o fortalecimento das políticas voltadas para o público jovem.


- O Fórum, integrado por 15 municípios da região, de Paraty a Rio das Flores, teve início através das cidades de Resende, Itatiaia, Volta Redonda e Angra dos Reis e desde sua realização vem acompanhando as outras 11 cidades. Como muitos desses municípios ainda não desenvolvem ações para os jovens, nós vamos realizar um encontro regional, no próximo dia 19, em Volta Redonda, com a intenção de envolver estes municípios e incentivar a implantação de políticas de juventude - explicou Fabíola.


Na última segunda-feira, 3 de junho, a diretora esteve em Rio das Flores, onde se reuniu com a prefeita, Doutora Soraia, para falar sobre a importância de uma coordenadoria com este papel.


- A prefeita se interessou muito pelas ações que desenvolvemos em Resende e nos pediu assessoria para implantar estas medidas naquela cidade. Os prefeitos que assumiram seus mandatos este ano nos procuraram por não terem experiência nesta área, como o de Barra Mansa, a quem também iremos assessorar - afirmou a diretora.


Segundo ela, em agosto acontecerá o Segundo Seminário da Juventude de Resende, que deverá reunir representantes de outras cidades para troca de experiências. Fabíola explicou que neste evento, serão discutidas as demandas do setor e apresentadas as ações já implantadas, muitas delas a pedido dos próprios jovens, como a criação de pistas de skate no município, e a Feira de Profissões, onde os jovens realizaram orientação vocacional e assistiram a palestras com profissionais de diversas áreas sobre os cursos que estão em alta no mercado regional, visando à preparação de mão obra para as empresas instaladas em toda a região.


A Prefeitura também realizou, em setembro de 2011, a I Conferência Municipal da Juventude, que discutiu propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual em prol do jovem cidadão resendense.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário