Quem sou eu

11 de junho de 2013

Corpo de Bombeiros do Rio agiliza atendimento com motocicletas


O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro conta com um serviço que garante mais agilidade e rapidez ao atendimento de ocorrências: o Pelotão de Operações com Motocicletas, do Destacamento Bombeiro Militar de Motociclistas (DBM/MOT), localizado em São Cristóvão.


As 30 motos, que hoje se deslocam em dupla com profissionais da área de Saúde, contarão em breve com o reforço do equipamento de combate a incêndio, atualmente em fase de testes e licitações. A expectativa é de que as novas motocicletas atuem na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com os serviços de combate a incêndio, salvamento e atendimento hospitalar.


O serviço sobre duas rodas, que prevê a chegada do socorro em até cinco minutos, garante o mesmo atendimento oferecido pelas viaturas de grande porte, além de gerar máxima economia operativa. Enquanto um socorro básico com viaturas custa cerca de R$ 1 milhão, o mesmo procedimento com motos não chega a R$ 40 mil.


- A ideia é levar um socorro básico de bombeiros, que congrega viaturas de salvamento, combate a incêndio e atendimento hospitalar. Podemos fazer a mesma coisa utilizando três motos, que vão chegar ao local em menos de cinco minutos, portando os principais equipamentos presentes nas viaturas. Em 80% das situações, resolvemos o caso na hora, sem necessidade de remoção - explicou o coordenador das operações, major Luis Henrique de Carvalho.


Efetivo qualificado.


Implementado há dois anos e oito meses, o Curso de Especialização em Operações com Motocicletas já formou 40 motociclistas capacitados para oferecer atendimento pré-hospitalar na capital e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com a quarta turma, prevista para setembro, o efetivo será estendido à Região Metropolitana.


O curso de especialização dura três meses e meio, com carga horária de 440h. Durante o treinamento, os alunos receberam instruções de técnica de pilotagem e tiveram aulas com profissionais japoneses. O pelotão já registra um ano sem acidentes de trabalho.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário