Quem sou eu

12 de abril de 2012

Workshop aborda “Prevenção de Doençase Agravos não Transmissíveis”

Atividades reuniram cerca de 160 pessoas no auditório do Sesc, no Ano Bom

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Sesc (Serviço Nacional do Comércio), promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 11, as primeiras atividades do Workshop de Saúde, que acontece até amanhã, dia 12. O encontro, que é gratuito e aberto a comunidade, reuniu cerca de 160 pessoas, entre estudantes e profissionais, e abordou no primeiro dia o painel: “Doenças e Agravos Não Transmissíveis”.

Para discutir o tema foram ministradas as seguintes palestras: “Falando Sobre Tabagismo”, com o médico pneumologista do Controle ao Tabagismo, Pedro Fagundes; “Hipertensão Arterial”, ministrada pelo cardiologista Luiz Carlos Lobo Amaral; “Obesidade”, com o nutricionista Alden dos Santos Neves e “Diabetes”, ministrada pelo endocrinologista Camilo Leijoto.

O evento, segundo o secretário de Saúde, Wilton Neri, teve como objetivo a prevenção e promoção à saúde, além de comemorar o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e Dia da Promoção da Saúde (11 de abril).
“Esse encontro é muito importante porque envolve profissionais e estudantes na questão de promoção e prevenção à saúde.

Os temas abordados nesse primeiro dia merecem toda a atenção, considerando que o tabagismo, a obesidade, a hipertensão e a diabetes são doenças que contribuem com problemas cardíacos, que hoje é a principal causa de morte no Brasil e no mundo”, ressalta o secretário, ao acrescentar que a grande participação do público se deve a necessidade dos profissionais absorverem conhecimento e também à qualidade dos palestrantes.

Na quinta-feira, dia 12, o painel vai abordar a “Prevenção de Doenças Transmissíveis”, com palestras que vão abordar a “Tuberculose e suas Complicações”, “Hepatites Virais”, “DST/Aids” e “Hanseníase”. De acordo com o prefeito Zé Renato, o worksop é muito importante no sentido de atualizar os profissionais da área de saúde. “Muitas doenças crônicas são silenciosas e causam sérias complicações. É importante que os profissionais de saúde se atualizem e discutam os cuidados, prevenção e tratamento das doenças em geral”, conta.

O coordenador do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas), Sérgio Murilo Conti, comentou sobre o evento. “Esse é um momento de conhecimento técnico, quando na oportunidade falamos sobre abordagem clínica, diagnóstico, novidades no tratamento, entre outros detalhes”, finaliza Murilo.
Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário