Quem sou eu

12 de abril de 2012

III Fórum de Cultura é realizado em BM

Evento acontece neste sábado, dia 14, em Saudade

Neste sábado, dia 14, às 8h30min, será realizado em Barra Mansa o III Fórum Municipal de Cultura. O evento acontece no C.M. Washington Luiz, no bairro Saudade, e a expectativa é reunir cerca de 150 pessoas. O superintendente de Cultura, Luiz Augusto Mury, ressalta a importância do fórum para o município e afirma estar no caminho certo.

- Estamos no caminho para transformar e adaptar o processo cultural de Barra Mansa às exigências do Plano Nacional de Cultura. O fórum é mais um esforço neste sentido, já que a Prefeitura recebeu recentemente uma manifestação do Ministério da Cultura parabenizando o prefeito Zé Renato pelas ações em torno da participação do município no Plano Nacional de Cultura. Essa mensagem coloca Barra Mansa no plano nacional e estipula um prazo para que realizemos alguns requisitos necessários para essa integração. O fórum é uma das ações mais importantes dentro desse processo e estamos muito empenhados – ressalta Mury.

O gerente de Cultura, Vicente Melo, explica o objetivo do fórum. “O atual mandato dos membros do conselho encerra agora na primeira quinzena de abril e, por isso, é necessário elegermos os novos membros. Neste fórum vamos tratar sobre a eleição e explicar a integração do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Os pré-requisitos que precisamos cumprir, depois de assinado o Acordo de Cooperação Federativa”, explica ele.

Ainda, de acordo com Vicente, no município já funcionam algumas das exigências feitas pelo SNC. “São cinco os pré-requisitos que temos que implementar no município para continuarmos integrando o Sistema Nacional de Cultura. Barra Mansa já conta com alguns deles, mas será necessário ajustá-los aos parâmetros exigidos pelo SNC. O Conselho Municipal de Cultura e o Sistema de Financiamento, por exemplo, precisam ser adaptados; o Plano Municipal de Cultura precisa ser feito com a visão sistêmica para se tornar o principal instrumento de gestão”, comenta o gerente, ao informar que já existem no município um órgão gestor, que é a Fundação de Cultura, além da realização de conferências.

O conselho vem fazendo encontros setoriais, ampliando o cadastro dos artistas, grupos e organizações culturais e obtendo informações sobre o atual cenário e sua projeção. Todo esse conteúdo deverá ser discutido em fóruns próprios, antes de compor o Plano Municipal de Cultura. O III Fórum de Cultura é uma necessidade para elegermos os conselheiros representantes da sociedade civil, recompormos o conselho e dar continuidade a esse processo que, agora, tem prazo para ser desenhado. A preocupação maior é mobilizar o máximo de ativistas para obtermos o perfil mais fiel da cultura no município”, conclui Vicente.
Mais detalhes no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário