Quem sou eu

5 de novembro de 2011

Sindicato promove Exposição Intinerante de Fotos da Greve de 88


O Sindicato dos Metalúrgicos doSul Fluminense apresenta, durante a semana que vem, uma exposição itinerante com fotos e textos, contando a história da marcante Greve da CSN de 1988. Foram 17 dias de greve, fortemente repreendida pelo exército, o que resultou na morte de três operários no terceiro dia da greve, em 9 de novembro de 1988. CarlosAugusto Barroso, de 19 anos; Walmir Freitas Monteiro, 27; e William FernandesLeite, 22, foram mortos durante a invasão do exército à CSN, que estava sendo ocupada pelos grevistas.

Para Renato Soares, Presidente do Sindicato, relembrar essa data é importante para que os operários não se esqueçam da tradição de luta de Volta Redonda. "Somos referência entre os metalúrgicos e sindicatos de todo o país, que sempre se recordam desta greve. Mesmo com o exército armado contra os trabalhadores, eles não se entregaram e só acabaram com a greve quando conseguiram suas reivindicações e que o exército se retirasse da cidade", lembrou Renato. "Não podemos deixar passar esta data,temos que homenagear aqueles que lutaram e, principalmente, aqueles que morreram para que isso fosse possível", completou.


A exposição começará no domingo, 06/11, no horário da feira de Volta Redonda, entre 8h e 13h, em frente ao Escritório Central, na Vila Santa Cecília. Na segunda-feira a exposição fica na praça da Vila Rica, entre 11h30 e 18h30; na terça-feira, estará no mesmo horário na praça da Santa Cruz. No dia 09/11, quarta-feira, a exposição ficará na Praça Juarez Antunes, onde está localizado o Memorial Nove de Novembro, em frente à passarela da CSN. Ao meio dia a exposição migra para a Igreja NossaSenhora das Graças, onde será realizada uma missa em homenagem aos operários mortos, retornando para a praça, onde fica até às 19h, quando acontecerá uma outra missa na Igreja Santa Cecília. A exposição termina na Volta Grande, no dia 10/11, também no horário entre 11h30 e 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário