Quem sou eu

23 de setembro de 2011

Ministério Público do Rio de Janeiro vai à Justiça contra rodeio em evento de Resende

O Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira que entrou com uma ação civil pública para proibir provas de rodeio durante a Exapicor 2011. O evento ocorrerá em Resende entre 27 de setembro e 2 de outubro, em comemoração ao aniversário da cidade. O MP alega grave violação ao meio ambiente e crueldade contra os animais.
A ação demanda ainda multa de até R$ 1 milhão em caso de descumprimento. O órgão pediu que a Justiça determine que a prefeitura não contrate pessoas ou empresas para promover montarias. No caso de o contrato já ter sido firmado, o MP requer a rescisão. Se a Justiça não proibir a realização do rodeio, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva em Resende requer que seja proibido o uso de esporas, sedéns, sinos e peiteiras.
"O Ministério Público não quer o fim da Exapicor, mas apenas das provas de montaria e laço. Os seus shows e demais eventos não serão comprometidos", afirmou a promotora Vanessa Martins dos Santos. O Ministério Público tentou acordo com a prefeitura, que disse não ter interesse em um Termo de Ajustamento de Conduta, mas afirmou que não havia contratado a companhia que organizará o rodeio. Ó Código de Proteção aos Animais de Resende proíbe o uso de instrumentos que visem a induzir o animal a realizar atividade ou comportamento que não produziria naturalmente. Mais detalhes no site: www.snrio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário