Quem sou eu

13 de janeiro de 2011

Defesa Civil de Volta Redonda faz balanço sobre chuva dos últimos dias

Um balanço divulgado nesta quarta-feira (dia 12) pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Volta Redonda mostrou que não ocorrências relativas às últimas chuvas que atingiram o município no último final de semana. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina, todas as equipes do órgão estão nas ruas fazendo vistoria.

"Nossa equipe está alerta e realizando rondas em toda a cidade, principalmente nos locais que precisam de monitoramento. Sabemos que nesse período de chuvas intensas a população fica apreensiva, mas não há motivos para preocupação. Apesar das fortes chuvas dos últimos dias não tivemos nenhuma ocorrência e a situação está dentro da normalidade", apontou Ibiapina.

No último final de semana (dias 8 e 9), por exemplo, não choveu. Já na terça-feira (dia 11) a precipitação atingiu 57,9 mm. Até as 11h desta quarta-feira (dia 12), a cota do Rio Paraíba do Sul estava 1,85 metro acima do nível normal.

ATENDIMENTOS - Na última semana a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Volta Redonda, divulgou um balanço dos atendimentos realizados em 2009, 2010, e nos primeiros dias de 2011. O balanço mostrou um aumento bastante significativo no índice de chuvas entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011. Nos seis primeiros dias de janeiro de 2010, houve uma precipitação de 4,3 milímetros. Para o mesmo período deste ano, este número subiu para 81,5 milímetros, registrando um aumento de quase 2 mil por cento. A comparação entre as ocorrências registradas em 2009 e 2010 mostra que houve uma queda nos registros: em 2009 foram 1.249 ocorrências, contra 897 em 2010. O coordenador da Defesa Civil, major Rodrigo Ibiapina, atribuiu a diminuição do número de ocorrências principalmente ao trabalho preventivo realizado pelo órgão.

"Durante o último período de estiagem, a Defesa Civil fez um trabalho intenso de prevenção junto às comunidades, empresas, escolas, entre outros, e podemos afirmar que muitos desastres foram e ainda serão evitados por causa disso, apesar da chuva ter aumentado muito além do esperado por todos nós", apontou Ibiapina. De acordo com o coordenador da Defesa Civil o levantamento sobre as chuvas e o número de ocorrências foi feito para que se tenha uma idéia da situação enfrentada pela cidade. "Este levantamento serve para termos a noção exata da quantidade de chuva que estamos enfrentando e projetarmos as nossas ações embasadas nesses números", explicou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário