Quem sou eu

5 de janeiro de 2011

Banco de Olhos encaminhou 105 córneas para transplante

O Banco de Tecido Ocular Pedro Sélmo Thiesen (Banco de Olhos de Volta Redonda) completa cinco meses de funcionamento com bons motivos para comemorar. Único Banco de Olhos em funcionamento no Estado do Rio, desde o início das captações, em 14 de agosto de 2010, até agora, já foram captadas 163 córneas. Para se ter uma idéia da importância desse número, em 2009, em todo o Estado do Rio, não foi captada nenhuma córnea, já que não havia onde armazená-las. Das 163 córneas captadas em 2010, 105 foram encaminhadas para transplantes. De acordo com o diretor geral do Serviço Autônomo Hospitalar (SAH), Sebastião Faria, antes da implantação do Banco de Olhos de Volta Redonda as córneas eram trazidas de outros estados. "Em 2009 foram realizados oitenta transplantes no Estado do Rio, mas não houve nenhuma captação de córnea, todas vieram de outros estados". Faria lembrou que é importante que a pessoa que deseja ser doadora de órgãos e tecidos manifeste em vida essa intenção para a família, que é quem tem a última palavra sobre a doação, depois da morte do possível doador. "Quando a pessoa morre, a família tem a autonomia para decidir sobre a doação, por isso a importância de manifestar esse desejo em vida para a família", disse o diretor, explicando que a abordagem feita pela equipe do Banco de Olhos à família é um momento crucial. "A abordagem e a entrevista com a família são feitas por psicólogos e assistentes sociais especializados neste procedimento. Na entrevista é verificado ainda se a pessoa realmente pode ser doadora", disse Faria, ressaltando que a colaboração das famílias tem sido muuto grande. No caso do tecido ocular, o doador deve ter entre 10 e 75 anos, e não pode ter tido contato com o vírus da hepatite, HIV ou ter morrido com infecção (septicemia).
BANCO DE OLHOS - O Banco de Olhos de Volta Redonda foi inaugurado no dia 4 de maio de 2010, pelo prefeito Antônio Francisco Neto e pelo Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Luiz Côrtes da Silveira. Para construir e equipar o Banco de Olhos, a Prefeitura de Volta Redonda fez um investimento de R$ 400 mil e realizou a obra em três meses. A unidade de Volta Redonda é o primeiro
Banco de Olhos público do Estado do Rio e atualmente o único em funcionamento.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir