Quem sou eu

13 de março de 2012

Um novo olhar sobre o Salão de Humor de Volta Redonda

Entre os dias 15 de março e 14 de abril, o Salão de Humor de Volta Redonda se transporta para a Galeria de Artes de Volta Redonda, no Centro Cultural Fundação CSN, com seus cartuns, charges, caricaturas e quadrinho.

Na primeira exposição do ano na Galeria de Artes, o público poderá conferir obras selecionadas e premiadas da Edição de 2011, uma categoria em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer e uma nova visão graças a interferências dos alunos das Oficinas Culturais de Artes Visuais.

- O salão de Humor de Volta Redonda é um dos mais tradicionais do Brasil e considerada importante que seu acervo seja constantemente exposto. Na Galeria de Artes de Volta Redonda, o público poderá não apenas ver obras selecionadas do 24º Salão Nacional de Humor, bem como a interferência dos alunos das Oficinas de Artes Visuais, e interagir com as obras – afirma o coordenador de Artes Visuais da Fundação CSN, Ayrton Júnior.

Ayrton Júnior lembra que os objetivos do Salão Nacional de Humor, criado em 1985, são incentivar a arte em Volta Redonda e levar o nome da cidade para todo o Brasil. Após 24 edições, o evento é um dos maiores do país e atrai artistas de diversas regiões. Apenas no ano passado, contou com cerca de 600 artistas, sendo 80 de Volta Redonda. Tem como curador e coordenador Alexandre Geraidine Clemente.

Para dinamizar o acesso dos visitantes ao espaço, o Educativo da Galeria desenvolveu ações especiais para a exposição. Um desenho sobre Oscar Niemeyer feito por Rafael Alves de Moura, artista da Galeria, selecionado para o Salão de Humor serviu de ponto de partida para ações em diferentes frentes.

Uma grande reprodução do desenho composto por 16 placas de papel Paraná foi executado pelos alunos das Oficinas Culturais de Artes Visuais – Desenho. Toda a composição foi filmada e será projetada junto a mostra dos desenhos selecionados e premiados.

- Queremos que cada visita agendada, acompanhada pelos mediadores da Galeria, tenha como ponto de partida e referência esta imagem, para que posteriormente se façam as leituras de todos os trabalhos expostos, no conjunto – explicou Ayrton.

A participação dos alunos das Oficinas Culturais é um diferencial da Exposição na Galeria. O Cine Clube, com apresentação de filmes ligados ao universo das artes visuais, e a programação da Quarta Cultural complementam à exposição.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário