Quem sou eu

20 de abril de 2014

Secretaria de Saúde capacita mais 30 profissionais para atendimento aos fumantes


Dando continuidade ao Programa Antitabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde capacitou no último mês mais 30 profissionais para atuar no tratamento às pessoas que desejam parar de fumar. Desde o início do programa, em 2010, 120 profissionais receberam treinamento e hoje compõem 40 grupos responsáveis pelo atendimento de cerca de 300 pessoas trimestralmente.


Até dezembro de 2013, foram atendidas 4.897 pessoas no programa. Desse total, 3.579 pararam de fumar, o que representa um índice de sucesso do tratamento de 73,09%. Este ano, 1.680 pessoas já foram atendidas pelo programa.


O tratamento inclui sessões de terapia e uso de adesivos e gomas de mascar (repositores de nicotina). Em casos especiais, o médico do posto de saúde também faz prescrição de medicamento para diminuir a ansiedade e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. Os medicamentos, enviados pelo Ministério da Saúde, são gratuitos e já vêm com o nome do paciente.


As unidades de saúde que dispõem de grupos do Programa de Combate ao Tabagismo são: Surubi, Novo Surubi, Itapuca, Fazenda da Barra I, II e III, Paraíso, Morro do Cruzeiro, Engenheiro Passos, Baixada da Olaria, Manejo, Santa Casa, CAPS ad (Jardim Brasília), Cabral, Cabral/Alambari, Cidade Alegria (Policlínica e Posto), Posto Resende, Pedra Selada (zona rural), Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Nova Alegria, Vicentina/Santo Amaro, São Caetano, Serrinha, Fumaça, Capelinha e Visconde de Mauá, SINE e INB (Indústrias Nucleares do Brasil).


Para participar, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Cada grupo reúne em média 15 pessoas. Caso não haja vaga, é necessário aguardar até a formação de um novo grupo para início do tratamento. A espera pode durar, no máximo, um mês, pois os pacientes em atendimento, passam para o programa de manutenção trinta dias após o início do tratamento.


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/12576/Secretaria-de-Saude-capacita-mais-30-profissionais-para-atendimento-aos-fumantes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário