Quem sou eu

28 de agosto de 2012

Resende pede ao Governo do Estado mais audiências sobre criação do Parque da Pedra Selada


Em audiência no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, dia 23, o Prefeito José Rechuan reuniu-se com o Governador do estado, Sérgio Cabral, para tratar sobre a criação do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS). O Prefeito defende que o governo do estado promova mais audiências públicas junto aos produtores rurais dessa região para que o assunto seja amplamente debatido.


Segundo Rechuan, por determinação de Cabral, será agendada uma nova reunião com o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e com o INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), órgão responsável pela criação da área de preservação.


- Muitos proprietários de terras no local ainda possuem dúvidas sobre a criação dessa área de preservação e, principalmente, como ficarão as situações de suas propriedades após a implantação da medida. No encontro com o governador, pudemos informa-lo de que muitos moradores da região já preservam o meio ambiente. Por isso, é preciso fazer uma avaliação - disse o prefeito.


A primeira audiência pública para debater a proposta foi promovida pelo INEA no dia 07 de dezembro de 2011, no plenário da Câmara Municipal de Resende. A reunião foi conduzida pelo diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA, André Ilha, e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre representantes do poder público e membros da sociedade civil organizada.


Após a audiência pública, por solicitação das comunidades, ainda foram realizadas reuniões com moradores de Capelinha, Vargem Grande e Fumaça, com o objetivo de esclarecer dúvidas referentes às delimitações do Parque.


A área onde se propõe a criação do Parque Estadual da Pedra Selada está inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, unidade de conservação federal, dentro da qual também está situado o Parque Nacional de Itatiaia. A proposta inicial prevê que o Parque possua cerca de 8.160 hectares. Quase toda a área da proposta está situada no município de Resende, com uma pequena parte, correspondente a apenas cinco por cento do total, pertencente a Itatiaia.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário