Quem sou eu

15 de agosto de 2012

Altamiro Carrilo morre aos 87 anos no Rio


O flautista Altamiro Carrilho, um dos maiores músicos da história do choro, morreu na manhã desta quarta-feira no Rio de Janeiro. Ele sofria de câncer no pulmão e estava internado desde o mês passado numa clínica em Copacabana.


Em toda a sua carreira, gravou mais de cem discos, entre LPs e compactos. Também compôs cerca de 200 canções, incluindo clássicos como o maxixe "Rio Antigo".


No começo da década de 1940, participa do "Calouros em Desfile", de Ary Barroso (1903-1964), ganhando um prêmio acumulado em oito semanas no programa ao interpretar o difícil tema "Harmonia Selvagem", de Dante Santoro (1904-1969), uma das referências de Altamiro como flautista.


A partir dos anos 1960, Carrilho tornou-se conhecido fora do Brasil e se apresentou em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, União Soviética e México, país onde morou por quase um ano.


Também participou de concertos de música erudita, interpretando obras de Mozart e Villa-Lobos. Entre seus discos mais importantes, estão "Clássicos do Choro" (1979), "Clássicos do Choro Volume 2" (1980) e "Flauta Maravilhosa" (1996).


Além deles, o flautista gravou com artistas como Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Jair Rodrigues, Beth Carvalho, João Bosco, Francis Hime, Luiz Melodia, Nelson Cavaquinho, Moraes Moreira, Elizeth Cardoso, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Walter Franco, Zé Menezes, Cristina Buarque, Wagner Tiso, Luiz Eça, Raphael Rabello, entre outros.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário