Quem sou eu

21 de outubro de 2014

Prefeitura intensifica passagem de carro fumacê pelos bairros


A Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa está intensificando a passagem do carro fumacê nos bairros da cidade para combater pernilongos. Dois veículos com termonebulizadores se dividem na tarefa de percorrer as ruas borrifando inseticida. O trabalho começa sempre no final da tarde até a noite, período em que a fêmea levanta voo para procurar alimento.


"A fêmea é responsável pela picada dolorida e pelo barulho que tanto nos incomoda. Ela precisa de sangue para se reproduzir e sai sempre à noite para buscar alimento. O inseticida é aplicado em névoa e mata os pernilongos adultos", explicou Igo de Freitas Gonçalves, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental.


Segundo ele, não é comum a proliferação de pernilongos nesta época do ano uma vez que esses insetos precisam de água para se proliferar. "Os rios e córregos estão com nível baixo e isso facilita a formação de bolsões de água parada. Acreditamos que os pernilongos estão se aproveitando desses bolsões para se reproduzir", comentou Igo, completando: "A abrangência do voo dos pernilongos pode chegar até dois quilômetros e meio. Isso justifica a infestação do mosquito em diversos bairros, dependendo de onde esteja seu criadouro".


Ele orienta que os moradores deixem portas e janelas das residências fechadas durante a passagem do carro fumacê. "Dessa forma os mosquitos não conseguem entrar nos imóveis para buscar abrigo", esclareceu Igo. O inseticida aplicado combate apenas os pernilongos do gênero Culex, não causando danos a outros animais como borboletas e passarinhos. "Vale ressaltar também que não podemos circular com o carro fumacê no mesmo bairro por várias vezes seguidas, pois dessa forma o inseto cria resistência ao inseticida", explicou o coordenador.


Prevenção - Para prevenir a proliferação de pernilongos, o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental orienta que os moradores mantenham os quintais limpos e evitem água parada. Outras medidas para combater o mosquito são o inseticida elétrico, o plantio de citronela e a aplicação de telas nas janelas e portas dos imóveis. Os inseticidas devem ser aplicados sempre no período da noite.


As solicitações para o serviço de carro de fumacê podem ser feitas por meio do telefone da Ouvidoria da secretaria municipal de Saúde: (24) 3322-9192 ramal 235 ou no email vigsaudeambiental@outlook.com.


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/14746/Prefeitura-intensifica-passagem-de-carro-fumace-pelos-bairros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário