Quem sou eu

21 de julho de 2014

Mamógrafo móvel chega a Barra Mansa


Carreta se instala na cidade e, a partir do dia 25, pacientes poderão fazer exames de mamografia e ultrassonografia


O município de Barra Mansa recebe a Unidade Móvel de Mamografia do governo do Estado do Rio entre os dias 25 de julho e 06 de agosto. A carreta ficará estacionada no pátio do Centro Administrativo da prefeitura, no Centro. Pacientes atendidos pelo SUS em Barra Mansa e nos municípios de Itatiaia, Resende, Quatis, Porto Real, Rio Claro, Piraí, Pinheiral, Barra do Piraí e Volta Redonda poderão fazer exames de mamografia, ultrassonografia e biópsia mamária, caso o médico detecte alguma alteração no procedimento.


O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e feriados, das 08h às 15h. Os exames duram cerca de 20 minutos. A previsão é realizar 40 ultrassonografias e 100 mamografias por dia. Segundo o secretário de Saúde de Barra Mansa, Jonathan Aguiar, os atendimentos serão previamente agendados pelas secretarias de Saúde de cada município.


"Os agendamentos dos exames são feitos pelas secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da secretaria estadual de Saúde e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular também recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado", explicou Jonathan. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem das pacientes.


Com atendimento exclusivo à saúde da mulher desde o início de seu funcionamento, em janeiro de 2014, a Unidade Móvel de Mamografia já realizou mais de cinco mil exames. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra aproximadamente 13 mil mortes por ano.


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/13646/Mamografo-movel-chega-a-Barra-Mansa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário