Quem sou eu

13 de agosto de 2013

Secretaria de Saúde inicia construção de Academia da Saúde


Em julho, a Prefeitura iniciou também a construção da Academia de Saúde, ao lado da unidade de saúde do bairro Jardim Primavera. A obra, com duração prevista de seis meses, representa um investimento de mais de R$ 202 mil, sendo R$ 100 mil do governo federal, e o restante dos cofres municipais.


A unidade vai beneficiar moradores de todas as idades dos bairros Jardim Primavera, Vila Isabel, Jardim Aliança I e II, Morada do Contorno, Morada da Montanha e Jardim D'Oeste. O posto de saúde do bairro Jardim Primavera fica na rua dos Pintassilgos, s/n.


O Programa Academia da Saúde, criado pelo Ministério da Saúde, são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como a prática corporal (dança, luta, capoeira) e atividade física; promoção de atividades de orientação nutricional e alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato), entre outras ações que contribuam para uma vida saudável.


A superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Paula Bueno, explica que o espaço inclui uma área livre e uma área de convivência. Entre algumas atividades que poderão ser realizadas no local estão ginástica, caminhadas orientadas e exercícios de alongamento.


- Esse espaço é muito importante na promoção da saúde preventiva, pois permite desenvolver diversas atividades físicas, de lazer e que incentivem uma vida saudável. Por exemplo, o trabalho com hipertensos e diabéticos, que envolve o acompanhamento desses pacientes, poderá agregar atividades físicas e de orientação nutricional na Academia da Saúde - destacou.


Resende foi contemplada com uma Academia Intermediária, determinada pelo tamanho do terreno. Um dos pré-requisitos é a proximidade com uma unidade de saúde, para que as atividades sejam vinculadas à atenção básica.


Segundo Ana Paula Bueno, a unidade vai contar, inicialmente, com profissionais de educação física, nutricionistas e enfermeiros. A superintendente de Atenção Básica adiantou também que o interesse da Prefeitura é expandir o programa para outros bairros, principalmente aqueles mais distantes do centro do município.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário