Quem sou eu

24 de julho de 2013

Secretaria de Saúde realizará último dia de sábado saudável


Todos os postos de saúde abrem mais uma vez neste sábado, dia 27, para a realização do exame preventivo de câncer de colo de útero. Mais de 1.300 mulheres já foram beneficiadas em 2013 pelo Sábado Saudável. Esta será a última oportunidade neste ano para quem trabalha fora durante a semana ser atendida no sábado.


No mês de julho, 24 postos de saúde do município abriram todos os sábados, das 8h às 16h. São eles: Fazenda da Barra I, II e III, Itapuca, Baixada da Olaria, Cabral, Cabral/Alambari, Vicentina/Santo Amaro, Liberdade, Surubi, Novo Surubi, São Caetano, Paraíso (Policlínica), Morro do Cruzeiro, Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Cidade Alegria, Manejo, Posto Resende, Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça, Engenheiro Passos e Serrinha/Capelinha. As moradoras de Rio Preto, Bagagem e Fumaça devem procurar as unidades de Pedra Selada e Fumaça.


Para ser atendida, basta procurar as unidades de saúde dentro do horário, sem haver necessidade de marcação. Mas para isso, é preciso observar alguns cuidados como: não estar menstruada, evitar ter relação sexual 48 horas antes do exame e não estar com nenhum tipo de creme ou gel vaginal. A previsão para entrega dos resultados é de 15 dias, no posto onde o exame foi realizado.


Todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual, independente da idade e até mesmo mulheres que já entraram no período da menopausa devem realizar o preventivo, pelo menos, uma vez por ano. Quem foi submetida à cirurgia de retirada do útero também pode procurar as unidades.


A Secretaria de Saúde informou que as mulheres fazem também o exame para detecção do câncer de mama, recebem orientações para o autoexame e, em alguns casos, são encaminhadas para o exame de mamografia. Neste ano, foram 423 solicitações de mamografias.


- Só no último sábado, atendemos 507 mulheres e tivemos 172 pedidos de mamografia. Esses números são muito importantes, pois o exame possibilita a detecção precoce da doença, o que é fundamental para aumentar as chances de cura - enfatizou a superintendente de Atenção Básica, Ana Paula Bueno.


Lançado em 2011, o Sábado Saudável tem como objetivo beneficiar as mulheres que trabalham durante a semana e não têm tempo de procurar as unidades de saúde no horário normal de funcionamento para o exame de rotina.


No primeiro ano, a iniciativa da Prefeitura realizou 1.208 exames. Em 2012, o projeto atendeu 1.785 mulheres, e a expectativa da Secretaria de Saúde é ultrapassar em 2013 o número do ano passado.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário