Quem sou eu

19 de julho de 2013

Secretaria de Saúde promove mais um sábado saudável


O Sábado Saudável continua neste sábado, dia 20, com a abertura de 24 unidades de saúde do município para a realização do exame preventivo de câncer de colo de útero. A Secretaria de Saúde informou que as mulheres vão fazer também o exame para detecção do câncer de mama e recebem orientações para o autoexame.


- Já no primeiro dia da edição do Sábado Saudável deste ano, no dia 6, atendemos 331 mulheres e tivemos 102 encaminhamentos para o exame de mamografia. No sábado passado (13), foram atendidas 471 mulheres para o preventivo e foram 149 encaminhamentos para mamografia. Esses números são muito importantes, pois a detecção precoce da doença é fundamental para aumentar as chances de cura - enfatizou a superintendente de Atenção Básica, Ana Paula Bueno.


No mês de julho, os postos de saúde do município estarão abertos todos os sábados, das 8h às 16h. São eles: Fazenda da Barra I, II e III, Itapuca, Baixada da Olaria, Cabral, Cabral/Alambari, Vicentina/Santo Amaro, Liberdade, Surubi, Novo Surubi, São Caetano, Paraíso (Policlínica), Morro do Cruzeiro, Jardim Primavera, Jardim Beira Rio, Cidade Alegria, Manejo, Posto Resende, Visconde de Mauá, Pedra Selada, Fumaça, Engenheiro Passos e Serrinha/Capelinha. As moradoras de Rio Preto, Bagagem e Fumaça devem procurar as unidades de Pedra Selada e Fumaça.


Todas as mulheres que já iniciaram sua vida sexual, independente da idade e até mesmo mulheres que já entraram no período da menopausa devem realizar o preventivo, pelo menos, uma vez por ano. Quem foi submetida à cirurgia de retirada do útero também pode procurar as unidades.


Lançada em 2011, a iniciativa da Prefeitura tem como objetivo beneficiar as mulheres que trabalham durante a semana e não têm tempo de procurar as unidades de saúde no horário normal de funcionamento para o exame de rotina. No ano passado, foram realizados 1.785 exames. Só em 2013, o Sábado Saudável já beneficiou 802 mulheres.


Segundo a superintendente de Atenção Básica, as consultas podem ser agendadas com antecedência, mas qualquer mulher que chegar ao posto dentro do horário será atendida, mesmo sem marcação. Mas para isso, elas precisam observar alguns cuidados como: não estar menstruada, evitar ter relação sexual 48 horas antes do exame e não estar com nenhum tipo de creme ou gel vaginal.


- Os resultados dos exames serão entregues em 15 dias, no posto onde o exame foi realizado - explicou Ana Paula Bueno.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário