Quem sou eu

9 de abril de 2013

Saúde Bucal de Resende é considera a melhor do país


O Programa de Saúde Bucal da prefeitura de Resende foi considerado o melhor do país, entre municípios de 50 mil a 300 mil habitantes, pelo Prêmio Brasil Sorridente, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 8, pelo prefeito José Rechuan, que deve receber o prêmio no final do mês, em cerimônia realizada em Brasília. Além do reconhecimento, Resende deve ganhar neste ano um consultório odontológico.


- Já começamos o segundo mandato com uma boa notícia para a população de Resende, mostrando mais uma vez os resultados obtidos com os investimentos destinados à saúde do município, provando que os serviços públicos podem e devem ter qualidade - defendeu o prefeito.


Esta é a quarta premiação seguida da Prefeitura. Desde 2010, a Saúde Bucal de Resende é considerada como a melhor do estado do Rio de Janeiro. Nesse ano, o município alcançou o quinto lugar em nível nacional. Em 2011, ficou na segunda posição no nacional e, em 2012, obteve a terceira colocação entre os municípios de 50 mil a 300 mil habitantes do Brasil.


São avaliados 11 quesitos, entre eles, número de equipes de saúde bucal na atenção básica e remuneração dos profissionais. Segundo a superintendente de Saúde Bucal de Resende, Paola Galito, desde o início do governo Rechuan, em 2009, foram feitas diversas melhorias na área, que possibilitaram as conquistas do prêmio por quatro anos consecutivos.


Entre os serviços destacados pela superintendente estão as reformas nas estruturas físicas das unidades básicas de saúde e a realização do concurso público, que aumentou o número de profissionais concursados na equipe técnica, passando de 78% em 2011 para 85% em 2012.


- Acredito que a implantação do projeto Sorriso não tem Idade, que oferece implantes dentários, foi um diferencial para a avaliação deste último prêmio. No estado, Resende é o único município que oferece esse serviço, e um dos únicos também no país - ressaltou a superintendente.


Paola Galito explicou ainda que a aquisição de um trailer odontológico foi bastante elogiada pelos avaliadores. Implantada no ano passado, a unidade tem como objetivo primordial a prevenção ao câncer de boca, mas realiza também os atendimentos básicos em locais da zona rural que não contam com unidades de saúde e em escolas municipais, ampliando, portanto, o número de estudantes atendidos pelo Programa Cárie Zero.


O Cárie Zero oferece serviços de tratamento odontológico completo aos alunos da rede municipal de ensino, incluindo atividades educativas na área da saúde bucal, procedimentos de prevenção contra a cárie, com aplicação de flúor, tratamento curativo e escovação supervisionada.


Além disso, a administração municipal ampliou a quantidade de kits de higiene bucal distribuídos, com escova de dente, creme e fio dental. No ano passado, foram entregues 20 mil unidades, e a expectativa da Secretaria de Saúde é de que, em 2013, sejam 35 mil kits distribuídos.


Outras realizações da Prefeitura na área de saúde bucal foram a ampliação do número de pacientes atendidos com prótese no município; a certificação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) pelas Boas Práticas em Biossegurança; o aumento na oferta de atendimentos especializados, principalmente com a inauguração, no ano passado, do CEO da Alegria.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário