Quem sou eu

11 de abril de 2013

Mutirão de combate à dengue acontece neste sábado no bairro Cabral


A Secretaria de Saúde anunciou que o mutirão de combate à dengue deste sábado, dia 13 de abril, será no bairro Cabral. Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão no local, das 8h às 13h, recolhendo materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue.


Os trabalhos serão realizados com o apoio de oito caminhões e duas máquinas retroescavadeiras, em uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Obras e Serviços Públicos e a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR). O carro "fumacê" também vai percorrer as ruas do bairro durante o mutirão.


Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, muitos moradores ainda estão colocando entulhos nas calçadas, como restos de obras, o que prejudica o recolhimento de depósitos que acumulam água, que é o foco do mutirão.


O coordenador de Combate à Dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Márcio Luciano Mendes, destacou que 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro das residências. Por isso, ele alerta que a população deve redobrar a atenção para evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d'água sempre fechadas.


- O trabalho da prefeitura não é eficaz se não houver a participação da comunidade. E o índice de reincidência é muito alto. Os agentes do CCZ passam nas residências, encontram larvas, fazem o controle e quando retornam na inspeção seguinte, a situação continua a mesma - reforça o coordenador.


O calendário dos mutirões está sendo definido semanalmente pela Secretaria de Saúde, com base no número de casos notificados e o índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue. Em 2013, já foram recolhidos mais de 180 caminhões de entulhos nos sete mutirões, que atenderam os bairros Cidade Alegria, Jardim Primavera III, Toyota, Paraíso, Morada do Contorno, Liberdade e Nova Liberdade e Itapuca.


De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 9 de abril, foram confirmados em Resende 197 casos de dengue, sendo que 431 notificações ainda aguardam resultado de exame. O Paraíso lidera o número de casos confirmados, com 42; seguido da Liberdade, com 22, e Cidade Alegria, com 13. O bairro Cabral teve 45 casos notificados e oito casos confirmados até o momento.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário