Quem sou eu

5 de maio de 2011

Rio Paraíba do Sul terá mata ciliar recuperada

O programa de recomposição de matas ciliares terá início nesta quinta-feira (05/05), no Rio Paraíba do Sul responsável por 80% do abastecimento de água da Região Metropolitana do Rio. Além da recomposição vegetal das faixas marginais entre as cidades de Valença, Barra do Piraí e Vassouras, no Sul fluminense, a meta é recuperar 50 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) incluindo topos e encostas de morros.
O projeto prevê ainda a criação de corredores ecológicos entre áreas protegidas na região unindo os parques Estadual da Serra da Concórdia e Municipal do Açude da Concórdia. Para isso, serão instalados viveiros e capacitadas 90 pessoas de comunidade locais para coleta de sementes que produzirão 110 mil mudas anuais.
A recuperação vegetal é de extrema importância também para recomposição da fauna, uma vez que diversas espécies se alimentam de plantas da mata ciliar e sobrevivem da água do rio. A região do Médio Paraíba sofreu severa degradação ao longo de décadas resultado das diversas atividades econômicas como os ciclos do café e da cana-de-açúcar, a pecuária extensiva e a urbanização desordenada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário