Quem sou eu

21 de março de 2011

Programa de Saúde Bucal prioriza economia de água

Sensor fotoelétrico traz economia de 98% da água consumida nas cuspideiras das clínicas odontológicas

A economia de água é uma realidade no Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda. Desde o final do ano passado as unidades odontológicas da rede pública vêm ganhando um sistema inovador: um sensor que traz economia de 98% da água consumida nas cuspideiras durante o tratamento odontológico. Para se ter uma idéia da importância desse projeto, antes da implantação do sensor cada cuspideira consumia 496 litros de água por dia. Hoje, com a nova tecnologia, o gasto é de apenas 9,6 litros de água por dia. "Tudo funciona de uma forma muito simples, a água só começa a sair quando o paciente se aproxima da cuspideira, por causa de um sistema fotoelétrico", explicou o coordenador do Programa de Saúde Bucal, Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira. Além da economia, o coordenador do Programa de Saúde Bucal ressalta que o sensor possibilita mais higiene e praticidade para o profissional. "Dessa forma o dentista não precisa ficar, a todo tempo, abrindo e fechando a torneira", completou Vitor Hugo.

ATENDIMENTOS – O Programa de Saúde Bucal atende 10.080 usuários e conta com 75 profissionais, divididos em seis clínicas. A implantação do dispositivo economizador de água em cuspideiras é resultado do projeto desenvolvido pelo engenheiro Gilmar Gonçalves de Oliveira, durante dissertação de mestrado, em Curitiba, em 2007. No mesmo ano, o projeto foi apresentado no 2º Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável, em São Paulo. O coordenador do Programa de Saúde Bucal se interessou pela proposta e trouxe o sistema para as clínicas odontológicas da Prefeitura Municipal.

2 comentários:

  1. Sabendo que o nosso país é privilegiado (detém 11,6% de toda água doce do planeta – maior rio do mundo: Amazonas, e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - e que este é um bem natural esgotável, que está sendo ameaçado, nada mais gratificante para o Programa de Saúde Bucal do que comemorar o DIA MUNDIAL DA ÁGUA economizando 98% da água das 42 cuspideiras odontológicas nas clínicas odontológicas do município.
    Pequenas iniciativas contribuindo para a sustentabilidade do planeta!

    ResponderExcluir
  2. Comprem válvulas GERPLAN e a unica no mundo que economiza de 50% a 70% de água e 20% de energia, e fás com que todas as torneiras antigas ou novas comuns se tornarem automáticas, sua instalação leva apenas 20 minutos sem ter que quebrar paredes, trocar encanamentos ou usar energia elétrica( Consulte nos pelo sai te )

    ResponderExcluir