Quem sou eu

21 de março de 2011

Combate à dengue é intensificado em BM com mobilização das comunidades

Ações reúnem visitas, atividades de conscientização e fiscalização

Levando em conta a preocupação das autoridades da área de Saúde com relação a possíveis surtos de dengue no Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Barra Mansa tem intensificado o trabalho de combate a focos do aedes aegipty no município. O trabalho tem como foco a mobilização das comunidades, para que contribuam na prevenção ao aparecimento de casos da doença, e feito com o apoio dos agentes de combate à dengue e de saúde, enfermeiros dos PSFs (Programas de Saúde de Família) e do Corpo de Bombeiros, que têm realizado uma média de 40 a 45 mil visitas mensais aos imóveis da cidade.

Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Antônio Marcos, as atividades vêm sendo promovidas junto às associações de moradores, empresas, indústrias e comércio, visando conscientizar a sociedade sobre a importância de sua participação nos cuidados com a dengue. Outra iniciativa de destaque do programa de combate à dengue é a parceria desenvolvida com a unidades de saúde, o que tem contribuído para que um número maior de pessoas sejam informadas sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor do aedes aegipty.

O trabalho de prevenção e combate à dengue, em toda a cidade, vem sendo realizado por cerca de 80 agentes, que se dividem em equipes para atuar em campo. As equipes passaram também a priorizar a visita em alguns imóveis nos finais de semana com a colaboração do Corpo de Bombeiros. De acordo com dados do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, nesse ano já foram registrados 68 casos de dengue no município. Desse total, 26 foram confirmados, sendo dois de dengue hemorrágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário