Quem sou eu

15 de setembro de 2012

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta em Ribeirão Preto


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta neste sábado, às 17 horas, no Festival Música Nova Gilberto Mendes, no auditório da USP em Ribeirão Preto. Assim como toda programação do Festival, o concerto será permeado por obras de grandes artistas contemporâneos. A OSBM, sob regência do Maestro Vantoil de Souza, recebe o violonista alemão Reinbert Evers, que foi na sede do Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa, especialmente para ensaiar com a Orquestra.


O Festival Música Nova foi idealizado pelo compositor Gilberto Mendes nos anos 60. Hoje, com mais de 90 anos o compositor ainda participa da programação do Festival, tanto em sua organização como também se apresentando. Inicialmente e por muitos anos, o Festival acontecia em Santos, cidade natal do compositor, com atividades em São Paulo. Em 2012, o Festival passou a ser sediado em Ribeirão Preto, sem deixar suas atividades em São Paulo.


O principal desafio do Festival Música Nova, como seu nome mesmo diz, é levar ao seu público o que existe de mais vanguardista na música erudita, ou seja, levar uma música realmente nova, que surpreenda os ouvintes. Este também se torna um desafio para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, pois a leva para uma nova experiência com a música erudita, um tanto quanto diferente do que se costuma apresentar em seus concertos. Por isso mesmo, o Festival exigiu uma dedicação intensa da Orquestra, tendo a mesma recebido, em sua sede, o violonista Reibenrt Evers, que será o solista no concerto, para ensaiar e aprimorar a apresentação.


O violonista Reibert Evers, que se apresenta como solista no concerto, tem uma dedicação especial à música contemporânea, sem deixar de lado o repertório clássico. Hoje, além de se apresentar em grandes palcos internacionais, é professor da Escola Superior de Música de Münster, a qual fundou, e curador do Festival KlangZeit, também em Münster.


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acaba de retornar de sua participação na Mostra Internacional de Música em Olinda - MIMO, onde atuou como orquestra residente do curso de regência do Maestro Isaac Karabtchevski.


Mais notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário