Quem sou eu

29 de agosto de 2009

Morre o locutor esportivo Doalcei Camargo

Morreu nesta madrugada, de infarto, aos 79 anos, o locutor esportivo Doalcei Bueno de Camargo, da Rádio Tupi AM, Rio. Doalcei, nasceu em Itápolis, interior de São Paulo, mas mudou-se para Marília, onde o pai recebera o convite para trabalhar na Prefeitura da cidade. Doalcei cresceu nesta cidade e ainda jovem ingressou no rádio. Trabalhou na PRI 2 Rádio Clube (Marília). Aos 17 anos, em 1947, a convite do irmão Wolner Camargo, mudou-se para o Rio de Janeiro onde decolou em sua carreira, começando trabalhar na Rádio Tupi (AM 1280). Com a transferência de Wolner para a Rádio Globo, decidiu acompanhar o irmão e se transferiu para a Rádio Globo. Depois trabalhou na extinta Rádio Continental trabalhando com Valdir Amaral, além das Rádios Guanabara, atual Bandeirantes e Tamoio, todas também do Rio de Janeiro. Depois de algum tempo, retornou a Rádio Tupi e criou a figura do comentarista de arbitragem no rádio brasileiro e lançou Mário Vianna, um ex-árbitro de futebol, para comentar as arbitragens nas partidas. Outro comentarista de arbitragem que trabalhou com Doalcei, foi Benjamin Wright, pai de José Roberto Wright que atualmente trabalha na TV Globo e também é ex-árbitro de futebol. Doalcei também trabalhou na Rádio Nacional. Há algum tempo parou de narrar partidas de futebol e passou a participar da "Mesa Redonda", todos os domingos, de 12 às 15 horas, programa comandado pelo Luiz Ribeiro, da Rádio Tupi. Doalcei era tratado carinhosamente por "Dodô", pelos seus amigos e admiradores.
Para ouvir o áudio clique no link: http://www.4shared.com/file/128628315/b04e1e4c/Doalcei_Camargo.html
Outros falecimentos: O cantor e comunicador de rádio Nelson Teles, o Bob Nelson, de 90 anos, morreu, hoje, no hospital Obra Portuguesa de Assistência, na Praça da Cruz Vermelha, vítima de insuficiência respiratória. O enterro será no cemitério São João Batista, em Botafogo. Durante anos, Bob Nelson se apresentou na Rádio Tupi. Outro que faleceu foi o radialista Francisco Carioca. O comunicador trabalhou em diversas emissoras de rádio, entre elas, Rádio Tupi e Rádio Globo

22 comentários:

  1. perdemos um dois maiores locutores esportivde todos os tempos um fenomeno do radio brasileiro va com deus doalcei . luiz elias de sousa nova iguaçu rj.

    ResponderExcluir
  2. Uma pessoa que ajudou muito a mim e minha família,acima de tudo e um honrado profissional.

    Eliane Buschner/Alemanha

    ResponderExcluir
  3. Aprendi a gostar do rádio ouvindo nas tardes de domingo, Doalcei Bueno de Camargo(Dodo), com suas transmisões esportivas; Doalcei para mim foi um ídolo, um mestre no rádio esportivo.
    Minha opinião é que ele foi o maior narrador esportivo de todos os tempos.
    Luis Antonio Azevedo RJ

    ResponderExcluir
  4. césar e seu pai fãs de doalcei29 de agosto de 2009 às 13:02

    uma voz que me acompanhava nas tardes de domingos,meios de semana,as vezes feriados e sabados á tarde! principalmente em tempos de sensacionais campeonatos cariocas e brasileirões que tinha um jeito próprio de narrar,vibrante,emocionante e que muitas vezes dava vida a jogos mediocres...transformando-os com sua excelente voz e forma de narrar em um jogo emocionante...nos passando a sensação de estarmos dentro do estádio curtindo um jogaço...estou c/ 39anos e desde criança aprendi a gostar desse q pra min foi e sempre será o maior narrador de todos os tempos e deixará uma lacuna imensa no meio esportivo do futebol... descanse em paz doalcei.

    ResponderExcluir
  5. lá vai ele com a bola...invandiu,preparou,apontou,atirou é gooooolllllll de maneira sensacional abrindo o placar no maracanã...decorridos 45 minutos da etapa final...agora fluminense 1 flamengo 0 1983 assis num dos maiores momentos de narração q ouvi até hoje (torcedor ) baixada-fluminense-rio de janeiro

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a vida é assim, o tempo passa e vamos perdendo as pessoas que admiramos, sua maneira de narrar os jogos era inconfundível..Vai Com Deus

    ResponderExcluir
  7. Sou America como o Doalcei era e fiquei muito triste com a notícia de sua morte. Ele me chamou a atenção pela coerência com que tecia seus comentários...Está fazendo falta, já é saudade! Agosto mês do desgosto, quase que o mês foi embora sem causar estragos, mas no final...Bob Nelson, Francisco Carioca, Doalcei Camargo...Agosto, acaba logo!!!

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente o melhor locutor de futebol que já ouvi!!!! Robinson-RJ - 44 anos.

    ResponderExcluir
  9. triste noticia nessa manhã de sabado...perdemos a maior voz de locução futebolistica de todos os tempos e lamentavélmente numa época que o futebol carioca e brasileiro anda muito pobre tanto de jogadores,talentos e locutores esportivos onde se limitam somente a fazer o obívio e copiar o que já está aí...bons tempos e bons momentos aqueles onde incontaveis vzes escutei narrações de até outros times,pois sou botafoguense.somente pra ouvir as excelentes transmissões de doalcei e sua locução vibrante e emocionate...com certeza essa lacuna jamais será preenchida e já deixa saudades...principalmente numa época onde os clubes que tanto se empenhou em suas narrações deixam a desejar no futebol carioca...onde temos vasco na s B fluminense em ultimo na A botafogo caminhando aos poucos pra B e flamengo fzendo figuração...sem contar o querido mequinha e bangu praticamente á anos afundados em mal futebol e qse falindo...nossa saudades do bom futebol carioca e de doalcei bueno de camargo... descanse em paz MARCELO SILVA DE ASSIS- PADRE MIGUEL-RJ

    ResponderExcluir
  10. Como não voltarmos no tempo e lembrarmos das jornadas esportivas carioca... Anos 70, Jorge Curi, e Doalcei Camargo. Dois grandes feras da locução... Saudade. Victor Moraes RJ

    ResponderExcluir
  11. Acompanhei Doalcei Camargo na Tupi, onde ao lado de Rui Porto, davam muito trabalho à rádio globo em audiencia. Foi um excelente narrador e tenho para mim que ao lado de Jorge Curi e Valdir Amaral, formaram os tres melhores do rádio que eu conheci.

    ResponderExcluir
  12. eu, entendo pouco de futebol mais todos os domingos eu ouvia o programa, pois meu pai tem 82 anos e ouve tudo que diz respeito a futebol pela tupi ele está sempre ligado, mais ontem com a noticia ficou muito abalado e triste e hoje também. sei que quando chega a nossa hora não adianta, tenho certeza que Deus e todos aqueles que já se foram, estarão de braços abertos para recebe-lo. Que Deus abençõe a todos...

    ResponderExcluir
  13. Grande Dodô, pense num locutor bom de voz inconfundível, vai com Deus Doalcei só temos que agradecer as tantas emoções que foram transmitidas por voçê. Nilson - Itaberaba-Ba

    ResponderExcluir
  14. Me alegrei, quando numa noite ouvi a voz do nosso Dualcei Camargo; Revivendo a ssim a minha ifancia. Não perco o bola em jogo e com a presença dele fiquei, ainda mais ligado no programa. Mas hoje pela manhã ao saber de seu falecimento, me senti muito triste e concerteza ficará um lugar vazio no rádio brasileiro, pois o nosso dodo sempre foi um grande exemplo de profissional, muito obrigado dodo.

    ResponderExcluir
  15. Primo- comenta.marialva.Pr
    Pelo menos 35 anos acompanhei Dualcei, pessoa exelente, sem bairrismo firme nas palavras,so não entendo uma pessoa tom famoso, tam admiravel e ser tam pouco comentado a sua morte pela a emprensa escrita, teria que ter pagina inteira de qualquer jornal do brasil. Principalmente do Estado de São Paulo?

    ResponderExcluir
  16. Para mim, Doalcei foi o narrador esportivo mais sensacional dentre todos. Tinha uma maneira especial ao narrar os gols de falta (ZICO): Atenção! correu... atirou... goooooooooooooooool !!!!!! Zico de maneira sensacional... quem não lembra ? Descanse em paz grande homem, exemplo de retidão e bom caráter !!!

    ResponderExcluir
  17. ele me fez lembrar muito do meu pai
    quando narrava os jogoas do vasco
    vai fazer muita falta.pq esse sabia tudo
    de narração esportiva!!
    mais como ninguem é eterno
    temos que nos contentar!!

    ResponderExcluir
  18. Doalcei fez escola. Muitos dos atuais e dos locutores esportivos das últimas décadas começaram imitanto o Doalcei. Ele não transmitia apenas o jogo de futebol: transmitia emoções.
    Toni Ferreira,
    Radialista, Belém-PA

    ResponderExcluir
  19. para mim doslcei camargo foi o melhor locutor esportivo do radio brasileiro, aprendi a gostar de radio esportivo quando descobri o doalcei narrando futebol. obrigado doalcei igual a você nunca mais. dalmo cardoso bom jardim rj.

    ResponderExcluir
  20. DOALCEI ERA O LOCUTOR MAIS VIBRANTE DO BRASIL ESTA FAZENDO MUITA FALTA QUANDO ELE NARRAVA UM GOL DO MEU FLUMINENSE ERA MUITO VIBRANTE, VOCES TEM QUE COLOCAR MAIS GOLS DO DOALCEI NA INTERNET.DALMO CARDOSO BOM JARDIM RJ.

    ResponderExcluir
  21. O Doalcei deixou além da saudade uma lacuna muito grande na arte de narrar futebol, com ele aprendi a gostar ainda mais do rádio e fui encorajado a realizar os cursos de locução em rádio e tv e produções radiofônicas onde carinhosamente e orgulhoso recebi o apelido de Doalcei por buscar inspiração no seu estilo vibrante. Será sempre lembrado, por todos que apreciam a narração de futebol, como o mais vibrante locutor esportivo. Agradeço a Deus pela sua vida.

    Jorge Nogueira, Bairro Cordovil - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir