21 de maio de 2015

Campanha de Vacinação contra a gripe atinge somente 29,50% do público alvo


Embora a Campanha de Vacinação contra Gripe - Influenza termine nesta sexta-feira (dia 22), a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de atingir 80% do público alvo, está bem longe de ser alcançada. Após três semanas de campanha o município registra apenas 15.703 doses aplicadas, totalizando 29,50% do público previsto, número bem abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda que prevê 62.158 pessoas a serem vacinas.


Devem ser vacinadas crianças entre seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, em qualquer idade gestacional, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. A vacina contra a gripe é contraindicada somente para pessoas com histórico de reação alérgica grave ocorrida em doses aplicadas anteriormente e com alergia grave relacionada ao ovo.


Até o momento, os dados apontam que os idosos estão entre os que mais aderiram à campanha de vacinação contra gripe, somando 12.215 doses aplicadas, totalizando 37,11% desse público. Logo depois surgem as crianças, com 2.380 doses aplicadas, representando 17,15% de vacinas destinadas a esse público. Profissionais de Saúde somam 600 doses e ficam com percentuais de 17,32% de vacinas aplicadas. A menor procura pela vacina está entre as gestantes, que somam apenas 382 vacinas aplicadas, totalizando 15,02% desse público.


O objetivo desta campanha é reduzir as complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, inclusive o subtipo H1N1. Esta é uma doença respiratória de origem viral, altamente contagiosa, levando a altas taxas de internações e óbitos, sendo um problema de saúde pública mundial. Para quem ainda não se vacinou, até sexta-feira (dia 22), todas as Unidades de Saúde da Rede da Atenção Básica (UBS e UBSF) de Volta Redonda, estarão abertas das 8 às 17 horas, para receber o público alvo da campanha.


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/17022/Campanha-de-Vacinacao-contra-a-gripe-atinge-somente-29,50-do-publico-alvo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário