Quem sou eu

13 de maio de 2012

Vacinação contra raiva tem boa adesão em Volta Redonda

A secretaria de Saúde de Volta Redonda, através da Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses, promoveu neste sábado, a vacinação anti-rábica animal para cães e gatos a partir dos dois meses de idade. A campanha ocorreu das 8h às 17 horas, em 36 postos de vacinação, espalhados por todos os bairros do município. A meta é imunizar cerca de 25 mil animais.


“A vacinação é a principal forma de prevenção da raiva, por isso é muito importante levar os animais de estimação para serem vacinados, pois a raiva é uma doença viral, infecciosa aguda, que quando transmitida ao homem é quase sempre letal. A vacina pode ser aplicada mesmo em animais já vacinados e fêmeas prenhas ou com filhotes”, explicou o veterinário e Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Rogério José da Silva.

TRANSMISSÃO - A transmissão da raiva ocorre pela saliva do animal infectado, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordeduras, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais infectados. Os cães são os principais responsáveis pela transmissão da raiva ao homem, outros animais como bovinos, eqüinos e os animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, também podem transmitir a doença.
Mais fotos e notícias no site: www.destaquepopular.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário