Quem sou eu

21 de maio de 2012

OSBM recebe pianista irlandês em concerto na Igreja Matriz


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) recebe como solista nesta terça-feira, dia 22, o pianista irlandês, Barry Douglas, na Igreja Matriz de São Sebastião, no centro da cidade. O concerto será realizado às 20 horas, com entrada franca.

Nascido em Belfast, na Irlanda do Norte, Barry Douglas – que também é maestro – é considerado um dos maiores pianistas da atualidade. Agora, em sua turnê pelo Brasil, ele vem a Barra Mansa especialmente para tocar com a orquestra da cidade. Para o Diretor Artístico da OSBM, Vantoil de Souza, é uma grande honra recebê-lo e um privilégio para os músicos da OSBM, que poderão desfrutar do contato com um músico de tamanha capacidade. Sorte da população de Barra Mansa e região, que poderá assistir a um grande concerto e de graça.

“O Barry Douglas é um dos grandes pianistas da atualidade. Será mais uma maravilhosa experiência para a Orquestra de Barra Mansa e, sobretudo, para o público de nossa cidade, que terá mais uma oportunidade de ouvir grandes solistas que só poderiam ser apreciados nas grandes capitais. É um presente para nossa cidade”.

Nomeado como Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) pelos serviços prestados à música, Barry já gravou diversas obras e tem tido enorme sucesso com orquestras de todo o mundo. Criou a Camerata Ireland, sua orquestra de câmara, e devido ao grande sucesso, ele tem dedicado grande parte de seu tempo à direção do piano e à regência.

No evento desta terça, na Igreja Matriz, o solista interpretará o Concerto nº 1 para piano e orquestra em Dó Maior op. 15, de Beethoven. A OSBM ainda executará a Sinfonia nº 3, de Schumann. A regência será do maestro Vantoil de Souza, que também é Coordenador do Projeto Música nas Escolas e Diretor Artístico da OSBM.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa foi criada em 2005 pelo Projeto Música nas Escolas e, assim como o Projeto, conta com o patrocínio de empresas privadas – Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra – por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura (Governo Federal). Os músicos da OSBM são professores de música nas escolas municipais de Barra Mansa. Desta maneira, a Prefeitura de Barra Mansa mantém o Projeto a fim de cultivar a utilização da música como ferramenta pedagógica. Atualmente, já são mais de 22 mil alunos da rede pública de ensino atendidos pelo ‘Música nas Escolas’.

Este ano, além dos concertos oficiais mensais na Igreja Matriz, a OSBM ainda fará apresentações no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Minas Gerais, em Pernambuco, em Goiás e Distrito Federal, além de outras cidades do Sul Fluminense. Para saber mais, acesse o site www.osbm.org e fique por dentro dos próximos concertos.
Mais notícias e fotos no site: www.destaquepopular.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário