Quem sou eu

22 de maio de 2014

Barra Mansa licita compra de medicamentos


A secretaria de Saúde de Barra Mansa vai licitar no final deste mês de maio, a compra de milhares de medicamentos e insumos para abastecer as farmácias e unidades de saúde do município. Segundo o setor de compras e licitação da secretaria, a modalidade escolhida para o processo de compra foi o registro de preços, por meio de pregão eletrônico, por trazer mais economia aos cofres públicos. O valor estimado é de R$ 32,2 milhões, mas a expectativa é que seja reduzido para aproximadamente R$ 10 milhões.


"O edital é aberto com valores de mercado, mas como a negociação é feita diretamente com fornecedores os preços caem significativamente", explicou Jonathan Aguiar, secretário municipal de Saúde. A expectativa é que as farmácias e unidades de saúde, incluindo o Hospital da Mulher e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) estejam plenamente abastecidas em junho.


E com o objetivo de melhorar a distribuição de medicamentos à população, a equipe da Farmácia Municipal está cadastrando todos os usuários da unidade em um novo sistema do Ministério da Saúde, chamado Horus. "Isso vai facilitar o gerenciamento do nosso estoque e prevenir o uso indiscriminado de medicação", assegurou a farmacêutica Ana Cláudia Oliveira, coordenadora da Assistência Farmacêutica da prefeitura. A expectativa é que até o final de maio, todos os usuários já façam parte do novo cadastro.


Farmácias - Existem três farmácias públicas em funcionamento no município. A Farmácia Municipal fornece aos usuários 188 tipos de medicamentos e insumos, entre antibióticos, anti-hipertensivos, analgésicos, antiinflamatórios e os remédios controlados citados na portaria 344/1998, do Ministério da Saúde. Na unidade também são ofertadas tiras de glicemia capilar, lancetas e seringas. Em média, são atendidas 500 pessoas por dia. "Todos os produtos são adquiridos por meio de recursos dos governos federal, estadual e municipal", explicou Ana Cláudia. Para retirar os medicamentos, os usuários devem ser cadastrados e apresentar receituário do SUS do município, cartão do SUS e comprovante de residência. A unidade fica localizada na Rua João Chiesse Filho, 1000, Centro, em frente ao Parque da Cidade, e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. O telefone de contato é (24) 3323-2920.


Já a Farmácia de Alto Custo atende os usuários com medicamentos obtidos por meio de mandado judicial, ofícios emitidos pela Defensoria Pública ou processos administrativos da secretaria municipal de Saúde. Atualmente, são atendidos 750 usuários que recebem gratuitamente 557 tipos de medicamentos que não fazem parte da lista da portaria 344/1998, do Ministério da Saúde, e são adquiridos apenas com recursos próprios do município. Nesta unidade também são distribuídos 143 medicamentos do componente especializado, comprados pelo governo do Estado. "Esses medicamentos são considerados de altíssimo custo e usados, por exemplo, para tratamento de esclerose múltipla, hepatites, transplantes e Mal de Alzheimer", citou a farmacêutica. A Farmácia de Alto Custo funciona na Av. Domingos Mariano, 1102, Centro, ao lado da Vigilância Sanitária. A unidade está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. O telefone de contato é (24) 3323-0473.


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/12916/Barra-Mansa-licita-compra-de-medicamentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário