Quem sou eu

12 de fevereiro de 2014

Mutirão de Combate à Dengue acontece neste sábadono Nova Liberdade


Mais um mutirão de combate à dengue acontece neste sábado, dia 15 de fevereiro. Desta vez os trabalhos serão realizados no bairro Nova Liberdade, das 8h às 13h. Cerca de 20 funcionários municipais, entre fiscais sanitários e agentes comunitários, estarão no local recolhendo materiais que podem acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue.


O carro "fumacê" também vai percorrer as ruas do bairro durante o mutirão. A ação será realizada com o apoio de sete caminhões e três máquinas retroescavadeira, em uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Obras e Administração e a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR).


A superintendente de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque, destacou que o objetivo do trabalho não é recolher entulho e restos de obras, mas depósitos que acumulam água parada. Ela informou também que o calendário dos mutirões está sendo definido semanalmente pela Secretaria de Saúde, com base no número de casos notificados e no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue.


Em 2014, já foram recolhidos mais de 60 caminhões de lixo em cinco mutirões, que atenderam os bairros Baixada da Olaria, Jardim Aliança II, Morada do Contorno, Alegria Velha e Itapuca.


Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rafael de Carvalho, 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro das residências. Por isso, ele alerta que a população deve redobrar a atenção para evitar o acúmulo de água parada e adotar medidas simples, como manter caixas d'água sempre fechadas.


- O trabalho da Prefeitura não é eficaz se não houver a participação da comunidade. E o índice de reincidência é muito alto. Os agentes do CCZ passam nas residências, encontram larvas, fazem o controle e quando retornam na inspeção seguinte, a situação continua a mesma - reforça o coordenador.


De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Resende, até o dia 7 de fevereiro, foram notificados no município 41 casos de suspeita de dengue, sendo que ainda não há nenhum caso confirmado da doença.


Mais notícias no site: http://www.destaquepopular.com.br/0/Mutirao-de-Combate-a-Dengue-acontece-neste-sabadono--Nova-Liberdade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário