Quem sou eu

9 de junho de 2011

Banco terá que trocar nota danificada em caixa eletrônico, diz BC

O Banco Central modificou as normas anteriores e agora, as instituições financeiras terão de trocar as notas danificadas que, eventualmente, os correntistas tenham sacado direto de caixas eletrônicos.

"Esse procedimento deverá ocorrer imediatamente após a apresentação da cédula à instituição financeira", diz o BC, em nota divulgada hoje. A instituição deverá ocorrer às "expensas" da instituição financeira. A cédula danificada deverá ser encaminhada para análise e "saneamento" no BC, que vai cobrar os custos do serviço aos bancos.
Pela norma anterior, o cliente que recebia a nota danificada deveria encaminhar para o banco, para posterior investigação pelo BC.
trocado se o BC verificasse que a mancha (do sistema antifurto dos caixas eletrônicos) não era proveniente de dispositivo antifurto. Caso contrário, não haveria ressarcimento. No caso de saque em terminal eletrônico, a pessoa que se deparasse com uma cédula marcada deveria retirar um extrato imediatamente para comprovar o saque, dirigirindo-se ao banco para fazer a reclamação. Essas normas, no entanto, geraram reclamações de entidades de defesa do consumidor. Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário