Agentes da Vigilância Ambiental vistoriam imóveis no bairro Santa Cruz II; previsão é visitar 800 residências
As ações de combate á dengue em Volta Redonda continuam neste fim de semana. No sábado e domingo (dias 4 e 5), uma equipe com 37 agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorrem o bairro Santa Cruz II, onde pretendem visitar pelo menos 800 imóveis. O objetivo é vistoriar, principalmente, as casas fechadas durante a semana.
Para reforçar as visitas domiciliares, os agentes – da Vigilância Ambiental e Comunitários de Saúde – contam com o apoio de quatro aparelhos fumacê UBV portátil, cuja principal função é eliminar o mosquito já na fase adulta. A concentração de trabalhos no Santa Cruz II tem como objetivo diminuir o índice de infestação no bairro, que chegou a 6,1%, segundo dados apresentados pelo último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti). Esse percentual é considerado alarmante, pois o considerado tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%.
As ações de combate a dengue no Santa Cruz I e II tiveram início na semana passada, como parte da programação da força tarefa montada por determinação do prefeito Antônio Francisco Neto para intensificar o combate à doença no município. Os bairros Santo Agostinho, Vale Verde, São João e Monte Castelo também foram incluídos na programação da força tarefa, que envolve várias secretarias e autarquias. Além da visita dos agentes de endemia e da passagem do carro fumacê, estas localidades passaram por um mutirão de limpeza para remoção de lixo e entulhos.
Os agentes da Vigilância Ambiental também estão atuando na XVII ExpoAgro, que foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (dia 2), a partir das 19h, na Ilha São João. A SMS vai manter uma tenda para orientar a população sobre os riscos da dengue. Para atrair a atenção do público, a tenda contará com uma maquete reformulada de uma casa modelo – mostrando o que pode ser feito para evitar focos do mosquito nas residências; um laboratório, que mostra as fases de desenvolvimento do mosquito; além de distribuição de informativos. A tenda poderá ser visitada das 14 horas à meia-noite.
Já os pacientes, que estão sendo monitorados devido à suspeitas de dengue, ou que já tenham a doença confirmada, deverão ser atendidos, durante o final de semana, pelas unidades de urgência e emergência. Agentes comunitários de saúde estão fazendo contato com estas pessoas e direcionando cada uma para o setor de emergência mais próximo da sua residência, onde deverão receber o tratamento médico, se necessário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário