Quem sou eu

27 de fevereiro de 2010

Forte terremoto deixa ao menos 700 mortos no Chile

O tremor de 8.8. graus de magnitude também provocou um tsunami no Oceano Pacífico, o que deixou países asiáticos, a América do Sul e o Havaí em alerta.
No Chile, o tsunami atingiu a cidade costeira de Talcahuano e deixou cinco mortos e 11 desaparecidos na
ilha de Robinson Crusoé, no arquipélago de Juan Fernádez, localizado a 600 quilômetros da costa.
O Havaí foi atingido pelo tsunami no início da noite de sábado (horário de Brasília), mas as ondas chegaram a uma altura máxima de um metro, menos que o esperado pelas autoridades (2,4 m). Por volta das 21h15, o alerta para o Havaí
foi cancelado.
Na noite de sábado o tsunami também atingiu a Nova Zelândia, onde não há informações sobre danos ou vítimas. As grandes ondas devem atingir o Japão na madrugada de domingo.
O terremoto teve seu epicentro a 35km de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320km ao sul de Santiago. Na capital chilena, o tremor arrancou varandas de edifícios, derrubou pontes, deixou fábricas em chamas e moradores desabrigados e sem eletricidade e sistema telefônico. Além disso, pelo menos três hospitais desabaram.
Em Concepción, cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais. Fendas se abriram nas ruas da cidade, uma das mais atingidas pelo terremoto. "Há uma enorme quantidade de danos que não sabemos a exata dimensão", afirmou a presidente do Chile, Michelet Bachelet. Fonte IG




Nenhum comentário:

Postar um comentário