Quem sou eu

21 de janeiro de 2010

Procissão de São Sebastião reúne cerca de quatro mil fiéis


Além da procissão e missas, o encerramento da festa contou com a participação do coral da Prefeitura Municipal
Mesmo debaixo de chuva, cerca de quatro mil pessoas participaram da tradicional procissão de São Sebastião, nesta quarta-feira (20/01), data dedicada ao santo padroeiro de Barra Mansa. A procissão fez parte da programação da festa de São Sebastião que teve início do dia 15. Antes de caminhar, os fiéis participaram da missa às 15 horas. Além da homenagem ao santo, a celebração foi em intenção pelas vítimas do Haiti, pois toda oferta do dia foi destinada ao país. Para o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, a festa é uma das mais esperadas no município.
- Muitos fiéis e devotos de São Sebastião esperam a chegada da data. Tanta devoção nos dias da festa e, principalmente, no dia do padroeiro é sinal de fé e de tradição - disse Zé Renato.
Em homenagem ao padroeiro, muitos fiéis vestiam roupas vermelhas e levavam lenço da mesma cor para simbolizar as lutas de São Sebastião. Mesmo quem não participou da procissão nas ruas, arranjou um jeito de homenagear o santo das sacadas. Era possível ver, em muitas casas, toalhas vermelhas estendidas e imagens do Mártir. A aposentada Eva Geralda de Souza, de 65 anos, emocionada, explicou a importância da procissão em sua vida.
- Eu moro em Barra Mansa há mais de 40 anos e participo da procissão desde que vim para a cidade. A cada ano recebo um milagre. Este ano estou pedindo pela cura da minha neta que veio comigo na procissão – disse a aposentada.
Durante os seis dias de festa, que é organizada pela Paróquia da Igreja Matriz de São Sebastião, com apoio da Prefeitura de Barra Mansa, passaram pelo local aproximadamente 20 mil pessoas. A programação reuniu atividades como novena em honra a São Sebastião, leilão de gado, corrida rústica, telão com exibição de fotos das atividades da Paróquia e das festas realizadas em anos anteriores. O evento também contou com barracas típicas "Portuguesa, Gaúcha e Italiana", de "Doce", "Pescaria" e "Bingo". Depois da procissão, os fiéis conferiram a apresentação do coral formado pelos funcionários da Prefeitura e encerrando a festa assistiram a um show com o cantor regional Peter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário